18 de outubro de 2025
Médio ParaíbaMunicípiosNotíciasVolta Redonda

Conexão Mega Cidadania leva serviços gratuitos ao bairro Volta Grande, em Volta Redonda

 

Ação com atendimentos sociais, de saúde, cultura, entre outros, aconteceu por meio de ação integrada entre prefeitura, Governo do Estado e UniFOA

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio de diversas secretarias e em parceria com o Governo do Estado e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), realizou nesta sexta-feira, 17, mais uma edição do evento Conexão Mega Cidadania. A ação, na Rua 1.050, bairro Volta Grande, reuniu centenas de moradores e ofereceu uma gama de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer.

Durante todo o dia, a comunidade contou com uma estrutura completa para acolhimento e orientação. Entre os serviços disponíveis estavam algunas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), como a atualização e cadastramento no CadÚnico (Cadastro Único), emissão da Carteira do Idoso Interestadual.

Além de orientações sobre programas voltados à primeira infância e serviços especializados, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Abordagem Social, Centro POP, Família Acolhedora e centros-dia para idosos com Alzheimer e pessoas com deficiência.

O Centro de Inclusão Produtiva (CIP) também ofereceu cursos gratuitos com oficinas de cabeleireiro, design de sobrancelhas, tranças afro, corte de cabelo e massagem relaxante.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre diabetes e hipertensão, além de ações de prevenção contra o Aedes aegypti.

E em parceria com o programa estadual RJ Para Todos, o público teve acesso à emissão de documentos, carteira de trabalho digital, habilitação para casamento, atendimentos do Detran, Fundação Leão XIII e Procon. A Carreta do Trabalhador esteve presente com serviços de intermediação de empregos e orientações sobre seguro-desemprego.

A organização envolveu diversas secretarias municipais, fundações e parceiros, reunindo esforços para garantir um atendimento integrado e de qualidade à população. A moradora Nazaré Maria de Jesus Silva, 67 anos, aproveitou a oportunidade para resolver pendências importantes.

“Eu participo das atividades na Academia da Saúde e fiquei sabendo desse evento através dos meus amigos que também frequentam lá. Hoje consegui agendar para fazer minha nova identidade e também para atualizar meu CadÚnico”, relatou.

Vanete Mariana da Silva, 53 anos, residente no bairro Ilha Parque, destacou a importância da iniciativa. “Eu acho muito bom esse tipo de ação. Facilita muito para quem não tem tempo ou não sabe onde buscar os serviços. Essas iniciativas ajudam a gente de verdade”, avaliou a moradora.

A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, ressaltou a missão do evento. “Esta é uma ação conjunta da prefeitura, do Governo do Estado e do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), que soma esforços para oferecer atendimento, serviços sociais, espaço cultural e qualidade no serviço público. Nosso objetivo é descentralizar e levar esses benefícios diretamente às comunidades, abrangendo não só o Volta Grande, mas também os bairros do Santo Agostinho e adjacências”, explicou Larissa.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, reforçou a importância do trabalho integrado. “O Conexão Mega Cidadania é fundamental porque promove a união das secretarias para ampliar o alcance dos serviços. Levamos atendimentos que geralmente ficam centralizados para bairros onde a população tem mais dificuldade de acesso. Essa integração faz toda a diferença para a vida das pessoas”, afirmou Rosane Marques.

O deputado estadual Munir Neto, que viabilizou a parceria com o Governo do Estado, destacou o valor da ação conjunta. “Esta iniciativa é um exemplo da força da união entre Estado, prefeitura e UniFOA. Somando esforços, conseguimos levar dignidade, inclusão e acesso efetivo aos direitos da população”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *