6 de novembro de 2025
CulturaEntretenimentoNotícias

Companhia de Teatro Os Ciclomáticos realiza turnê inédita na China com espetáculo premiado

 

Grupo carioca, referência de representatividade e inovação, apresenta “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo” em festivais internacionais de Xangai e Xichang.

Da Zona Norte do Rio para a China! A renomada Companhia de Teatro Os Ciclomáticos (que surgiu em Bonsucesso), formada majoritariamente por artistas pretos e LGBTQIA+ da periferia do Rio de Janeiro, embarcou pela primeira vez para a China, consolidando uma trajetória de quase três décadas dedicada à valorização da cultura suburbana e à inovação cênica. Sob direção do premiado diretor Ribamar Ribeiro, o grupo foi selecionado pelo International Theatre Institute (ITI/UNESCO) para representar o Brasil em dois dos mais prestigiados festivais do país asiático: o Silk Road Traditional Performing Arts Festival, em Xangai, e o 7th Daliangshan Theatre Festival, em Xichang.

Turnê terá duração de 17 dias

O espetáculo “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo” foi apresentado no dia 3 de novembro (segunda-feira), em Xangai, importante centro financeiro e cultural da China. Em seguida, nos dias 9 e 10 de novembro, a companhia se apresenta em Xichang, cidade localizada na região montanhosa de Sichuan, no sul do país. A turnê terá duração de 17 dias, marcando um momento histórico para o teatro fluminense e brasileiro.

Com 29 anos de existência, Os Ciclomáticos já percorreram mais de 200 cidades brasileiras, com 17 espetáculos em repertório, realizaram mais de 10 mil apresentações e conquistaram mais de 250 prêmios nacionais e internacionais, com passagens por países como Alemanha, Espanha, França e Portugal. Para o diretor Ribamar Ribeiro, o convite representa o reconhecimento internacional de um grupo periférico, que nasceu em Bonsucesso e hoje é referência para o teatro brasileiro e símbolo de resistência, criatividade e diversidade.

Trinta anos em 2026

“A companhia completa 30 anos em 2026 e celebrar essa conquista na China é motivo de muito orgulho. É uma oportunidade de estreitar os laços culturais entre Brasil e China e reafirmar a potência da arte produzida nas periferias brasileiras”, destaca Ribeiro, que divide o palco com os atores Carla Meirelles, Getulio Nascimento, Julio Cesar Ferreira, Nívea Nascimento, Renato Neves e Fabíola Rodrigues.

Os Ciclomáticos Companhia de Teatro seguem traduzindo, nos palcos do mundo, as vozes, esperanças e encantos do subúrbio carioca, com uma linguagem poética e com múltiplas linguagens artísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *