Comitiva francesa conhece projeto Interfronteiras de Maricá, voltado para estudantes do ensino público municipal
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta quarta-feira (01/10) uma comitiva francesa para uma série de atividades institucionais e culturais na cidade. A visita contou com a presença da diretora do curso Aliança Francesa, Margot Roulland, e da funcionária de Cooperação Educativa e Linguística do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Louise Roudil.
A programação foi acompanhada pelo responsável do programa Interfronteiras do município, Thiago Brandão, além das diretoras da Escola Municipal Ademilda Muniz Simões – Tia Dedê (Brasil – França), em São José do Imbassaí. A comitiva conheceu o novo espaço que passará a ser a nova escola Tia Dedê a partir de 2026. Logo depois, as visitantes compareceram à estrutura modular para assistirem ao ensino praticado no colégio.
“É uma experiência incrível conhecer este projeto interfronteiras de Maricá. Assistir a apresentação de dança com música francesa, conhecer a estação do saber e entender como os professores trabalham o ensino da língua com alunos de 8 e 9 anos foi maravilhoso”, disse Louise Roudil.
A diretora da unidade educacional, Aliana Montalvão, explicou como o novo espaço vai proporcionar aos alunos uma experiência melhor e imersiva da cultura francesa no ensino. “No novo espaço, receberemos 300 alunos do 1º, 2° e 3° ano do ensino fundamental para uma grande imersão na cultura francesa. Teremos uma sala apropriada para o ensino e espaço para atividades externas”, contou.
Ensino Brasil-França
Em seguida, a comitiva esteve no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel (Brasil-França), no Centro, onde foi realizada uma apresentação institucional do programa Interfronteiras, além de apresentações culturais de ballet e violino dos alunos do colégio.
As representantes também assistiram um vídeo dos alunos treinando as falas em francês e a parte escrita. O encontro também fortaleceu a cooperação entre Maricá e a França, por meio de ações educacionais e culturais desenvolvidas pela parceria.
“Primeira vez que vejo uma escola municipal ensinar francês para alunos mais novos. Ver eles aprendendo através da música e arte francesa, me deixou muito feliz”, relatou Margot Roulland.
Programa Interfronteiras
O Projeto Maricá Interfronteiras tem como objetivo ampliar o horizonte dos estudantes da rede pública municipal, promovendo o ensino de línguas estrangeiras, intercâmbios culturais e o fortalecimento da identidade latino-americana.
A cidade possui 10 escolas de ensino bilíngue para alunos do fundamental (1º ao 5° ano) e fundamental II (6° ao 9° ano). Dentre as aulas estrangeiras, estão: Francês, Espanhol, Alemão, Inglês e Mandarim. O programa desenvolve habilidades linguísticas e socioculturais dos alunos da rede pública de ensino através de parcerias com escolas e instituições de outros países, como: México, Escócia, Chile e Austrália.