Comitiva do Centro Estadual de Monitoramento de Ameaças e Desastres Naturais visitou o Centro Integrado de Turismo e Inteligência, em Areal
Uma comitiva do Centro Estadual de Monitoramento de Ameaças e Desastres Naturais (CEMADEN), ligado à Secretaria Estadual de Defesa Civil, visitou o Centro Integrado de Turismo e Inteligência (CITI) da Prefeitura de Areal, no dia 22/6, quinta-feira passada.
A comitiva foi recepcionada pelo Major Diogo Rocha, Secretário Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil. O CITI é responsável pela operação das câmeras instaladas em toda a cidade, abrangendo tanto os bairros urbanos quanto as áreas rurais.
O Major Diogo Rocha explicou que as câmeras possuem recursos avançados, como reconhecimento facial, leitura de placas de automóveis e acionamento por sensores de movimento. Além de registrar a movimentação de veículos e pedestres, o sistema de inteligência das câmeras demonstra eficiência e precisão, contribuindo para a segurança da população.
O objetivo da visita da comitiva foi promover a troca de experiências entre o CEMADEN e a Prefeitura de Areal, com o intuito de fortalecer as ações de monitoramento de ameaças e desastres naturais. A presença do Diretor do CEMADEN, Tenente Coronel Marcus Guastini, do 1° Tenente Fábio Limeira, da hidróloga Lidiane Lima, do geógrafo Tiago Ferreli e da coordenadora da REDEC – Regional de Defesa Civil, Major Mariana Paixão, destaca a importância atribuída a essa colaboração.
A visita proporcionou um intercâmbio de conhecimentos e boas práticas no campo da gestão de riscos e desastres naturais, permitindo o aprimoramento dos sistemas de monitoramento existentes em Areal.
Essa cooperação entre as instituições fortalece a capacidade de resposta e prevenção diante de eventuais ocorrências, garantindo maior segurança e proteção à população local.