9 de fevereiro de 2026
DESTAQUENotíciasNotícias 24hsRio-EstadoRio-Governo

Comitê de Chuvas do Governo do Estado se reúne para avaliar cenário e reforça ações emergenciais em municípios

Encontro mobilizou secretarias estaduais e órgãos técnicos para discutir a redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas


O Comitê de Chuvas do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (09/02), uma reunião de avaliação e alinhamento das ações emergenciais na sede da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Centro da capital fluminense. O encontro reuniu representantes das secretarias das Cidades, Obras, Planejamento, Defesa Civil e Desenvolvimento Social.

Desde o dia 5 de janeiro, o Governo do Estado já mobilizou equipes técnicas e maquinários para 30 municípios, com foco na redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas registradas em diferentes regiões. Durante a reunião, foi destacado que alguns municípios registraram, em apenas uma semana, acumulados superiores a 800 milímetros de chuva, evidenciando a severidade.

-O Governo do Estado está presente nos municípios, com ações contínuas e monitoramento permanente. É fundamental que a população acompanhe os alertas do Inea e da Defesa Civil para que possamos enfrentar esse período com mais segurança. Desde o início do período chuvoso, mobilizamos equipes, maquinários e órgãos técnicos para agir de forma rápida e integrada. Nosso foco é reduzir os impactos das chuvas, proteger vidas e dar suporte imediato aos municípios mais afetados – declarou o governador Cláudio Castro.

Em Duque de Caxias, onde os acumulados de chuva chegaram a 301,6 mm desde o dia 1/2, o Inea mantém duas frentes de trabalho em operação e prepara a instalação de outras duas frentes adicionais no Valão da 7 e no Canal da Marilândia. As equipes da Secretaria de Obras também irão reforçar as ações no município, ampliando a capacidade de resposta às ocorrências.

Seis municípios decretaram estado de atenção à emergência; cinco deles já recebem atendimento direto do Governo do Estado no município, e todos contam com atuação permanente da Defesa Civil e da assistência social. Desde o dia 1 de fevereiro, os municípios com os maiores acumulados de chuva são Magé (834,4 mm), São Gonçalo (787,6 mm), Petrópolis (670,2 mm), Barra do Piraí (463,8) e Teresópolis (436).

Monitoramento em tempo real

Por meio do sistema Alerta de Cheias, o Inea informa as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.

O sistema conta com uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Na Sala de Situação do Inea, a quem cabe o monitoramento e o envio de alerta de cheias em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.

-A agilidade da nossa atuação reflete o trabalho preventivo conduzido pelo governador Cláudio Castro. O Comitê de Chuvas, em trabalho integrado com as equipes técnicas, tem sido fundamental para a proteção da população em todo o estado. Ainda assim, é essencial que a população continue acompanhando os alertas do Inea e da Defesa Civil, já que há previsão de chuvas até sexta-feira – afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Reforço das ações

Técnicos e maquinários permanecem mobilizados em municípios do interior e da Região Metropolitana, com frentes de trabalho voltadas à desobstrução de canais e limpeza de corpos hídricos. Nesta segunda-feira (09/02), novas frentes foram mobilizadas em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mendes e Belford Roxo. O Inea enviou para Duque de Caxias uma escavadeira de 17 toneladas, três escavadeiras long reach e oito caminhões.

Em Nova Iguaçu, os serviços ocorrem no canal da Rua Bento Barbosa e no canal da Rua General Estoril, com atuação de dois caminhões, uma retroescavadeira, duas escavadeiras de 17 toneladas, além de outros quatro caminhões e um caminhão pipa à disposição das equipes. Em Belford Roxo, as equipes atuam no Rio Botas, na região de Heliópolis, com uma escavadeira long reach e dois caminhões. Já Mendes, no Sul Fluminense, recebeu um caminhão-pipa e uma retroescavadeira para apoio.

Desde o início das ações emergenciais, o Inea vem promovendo atendimento contínuo a municípios do norte ao sul do estado. Com as novas mobilizações, o instituto chega a um total de 85 maquinários em operação, reforçando a capacidade de resposta do Governo do Estado diante dos eventos climáticos extremos.

Entrega de insumos

Até o momento, seis cidades solicitaram assistência e doação de insumos: Rio Claro, Paty de Alferes, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo e Porciúncula. Mais de 5.000 insumos foram disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entre janeiro e fevereiro, e entregues aos municípios com o apoio logístico da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira (09/02), 600 insumos foram entregues a Porciúncula, totalizando 430 colchonetes, 60 cobertores e 100 kits de limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *