Comitê de Chuvas do Governo do Estado mantém monitoramento e reforça prontidão preventiva nesta sexta
Defesa Civil Estadual e CEMADEN-RJ acompanham cenário; há previsão de pancadas isoladas e risco moderado de deslizamento no município do Rio
– O Comitê de Chuvas segue atuando para antecipar riscos e proteger a população. Nossas equipes mantêm monitoramento contínuo e integração entre os órgãos para responder com rapidez sempre que necessário – afirmou o governador Cláudio Castro.
Para as próximas horas, o panorama meteorológico indica céu claro a parcialmente nublado, com momentos de maior nebulosidade e previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte. A temperatura máxima prevista é de 35°C na Capital e Região Metropolitana, com ventos fracos a moderados.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, permanece o risco moderado de deslizamento para o município do Rio de Janeiro, com possibilidade de envio de novos alertas de risco moderado para outras regiões do estado, conforme a evolução do cenário. Em caso de mudança, a Defesa Civil Estadual atualizará as informações e emitirá os alertas necessários, com base no acompanhamento técnico do CEMADEN-RJ.
Nas últimas 24 horas (até 06h30), o monitoramento do CEMADEN-RJ apontou os principais acumulados de chuva no Rio de Janeiro (81,6 mm/24h) e também em Itaguaí (44,0 mm/24h), Rio Claro (42,0 mm/24h), Porto Real (34,4 mm/24h) e Resende (30,2 mm/24h).
Assistência social em Rio Claro
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, atua no atendimento ao município de Rio Claro com apoio técnico e orientações para o decreto de emergência.
Nesta sexta-feira (16), serão encaminhados insumos como cestas básicas, colchões e kits de higiene e limpeza. A coordenação do programa Recomeçar também está prestando assistência ao município sobre o benefício estadual para casos de calamidade.
Rio Claro já decretou Situação de Emergência em razão das chuvas intensas registradas na última quarta-feira (14). O decreto municipal cita acumulados de 107,2 mm em 1h20 e impactos como alagamentos, deslizamentos e ocorrências em trechos da RJ-149.

