Comissão de saúde da ALERJ debate mortalidade Materna no Estado do Rio
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (31/05), para debater o Panorama da Mortalidade Materna no Estado do Rio de Janeiro. A reunião será às 11 horas, na sala 1801, no prédio sede do Legislativo fluminense, localizado na Rua da Ajuda, nº 5, com transmissão ao vivo pelo Youtube Alerj Digital.
“A alta incidência da mortalidade materna é um problema inaceitável, nos dias de hoje. Quase 300 mil mulheres morreram durante a gravidez, o parto ou o puerpério em todo o mundo, no ano de 2020. E no Brasil, este ainda é um problema muito grave, acentuado pela pandemia da covid-19. A audiência pública da Comissão de Saúde pretende analisar o cenário atual do Estado do Rio, jogando luz sobre o problema e as políticas públicas que estão contribuindo com o seu enfrentamento”, afirma o presidente da Comissão de Saúde, deputado Tande Vieira (PP).
Estarão presentes no encontro os superintendentes dos Hospitais Maternidades do Rio de Janeiro, Dra. Silvana Granado e Márcio Luís Ferreira; o obstetra do Instituto Federal Fluminense (IFF) e Coordenador da Comissão de Mortalidade Materna da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dr. Marcos Nakamura; o ex-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado, Walter Palis Ventura; a Presidente da Federação Nacional de Doulas do Brasil, Morgana Eneile Tavares; e a Secretária Geral do Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDIM), Halene Cristina Dias.