Cobertura vacinal de Influenza segue baixa no estado do Rio

Apenas 32,93% dos grupos prioritários receberam a vacina contra a doença até 6 de agosto

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostra que a cobertura vacinal referente à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza continua baixa e preocupante em todo o estado do Rio. São praticamente três pessoas vacinadas a cada dez integrantes do público-alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 6 anos e gestantes. Nesses segmentos, somente 32,93% receberam a vacina contra a doença até o dia 6 de agosto deste ano.

O percentual ainda é muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo e acende um sinal de alerta. Até o dia 11 de agosto de 2025, foram registrados 1.956 casos de internações e 247 mortes provocadas pela doença em todo o território fluminense. Os números reforçam a necessidade de intensificar ações preventivas para os segmentos prioritários.

“A vacinação é gratuita e está disponível em todos os municípios, sendo fundamental para prevenir casos graves e óbitos”, ressaltou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

A vacinação contra a gripe no estado do Rio começou em abril de 2025 e vai até janeiro de 2026. Até o momento, foram aplicadas 3.297.425 doses, sendo 1.516.505 destinadas ao público-alvo.

Desde o início do período de imunização, o crescimento da cobertura vacinal tem avançado lentamente nos grupos prioritários. No segmento dos idosos, por exemplo, entre 2 de abril e 3 de junho, a cobertura chegou a 30,12% passando para 35,48% em 6 de agosto (alta de 6,16 pontos percentuais no período).

Já entre as crianças, a evolução foi de 18,13%, entre 2 de abril e 3 de junho, para 27,07% em 6 de agosto (alta de 8,94 pontos percentuais). O grupo que apresenta os indicadores de vacinação mais baixos é o das gestantes com a cobertura subindo de 12,66% em junho para somente 16,65% no começo deste mês (alta de 3,99 pontos percentuais).

 

Cobertura insatisfatória nas regiões

As Regiões de Saúde ainda apresentam cobertura insatisfatória do público-alvo. A área que registra melhor indicador é a do Médio Paraíba, que tem 47,07% de cobertura vacinal, seguida pela Serrana com 40,18%. Centro-Sul (39,60%); Metropolitana II (36,21%);  Noroeste (34,11%); Norte (31,16%); Baía da Ilha Grande (31,08%); Metropolitana I (30,47%); e Baixada Litorânea (29,70%) completam o quadro vacinal do estado.

A SES-RJ vem intensificando os esforços no sentido de conscientizar a população sobre a importância da vacinação. No período do inverno, a pasta destaca a necessidade das pessoas estarem vacinadas, ressaltando ser oportuno também para que os municípios realizem mobilizações como a vacinação volante.

A estratégia anual de imunização contra a influenza seguirá até janeiro de 2026, com estratégias específicas para alcançar os grupos mais vulneráveis. O Governo do Estado oferece duas unidades móveis que percorrem as cidades para apoiar ações de vacinação em pontos de grande circulação.

Além disso, desde fevereiro, o Estado ampliou o número de leitos pediátricos que atendem casos graves de SRAG: são 85, 40 no Hospital Estadual Ricardo Cruz e 45 no Hospital Zilda Arns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *