CNH Social: saiba se você tem direito a tirar habilitação de graça
Projeto de Lei aprovado no Congresso Nacional quer destinar recursos arrecadados com multas para ampliar a oferta de CNH gratuita
A CNH Social é um programa que oferece, de forma gratuita, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com baixa renda. E a novidade é que, na última semana, o Congresso Nacional aprovou um Projeto de Lei que propõe que parte dos recursos arrecadados com multas de trânsito sejam destinados à formação desses motoristas. Por isso, Autoesporte mostra agora quem terá direito ao benefício.
O que muda com o Projeto de Lei?
Caso seja novidade para você, saiba que a CNH Social, na verdade, já é disponibilizada em vários estados do Brasil. No entanto, com mais recursos após a aprovação do PL, o mais provável é que o programa seja expandido para mais locais e, consequentemente, para mais cidadãos. Afinal, o projeto arca com custos de taxas, aulas teóricas e práticas, exames e provas.
No entanto, o Projeto de Lei 3965/21, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), ainda vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta, inclusive, foi aprovada no Congresso Nacional junto com o consentimento da obrigatoriedade de exame toxicológico para obter CNH em todas as categorias.
Fato é que, se aprovado, os recursos das multas também serão utilizados para a CNH Social. É importante ressaltar que, atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a aplicação para sinalização, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação de frota circulante e educação de trânsito.