22 de março de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro inaugura nova sede do Comando de Operações Especiais da PM e entrega mais de 100 viaturas para a corporação

Na cerimônia, que também marcou o lançamento da Patrulha da Criança e do Adolescente, foram entregues novos equipamentos e meios operacionais para reforçar a Polícia Militar

O governador Cláudio Castro inaugurou, neste sábado (21/03), a nova sede do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, em Ramos, Zona Norte do Rio. Na cerimônia, Castro também entregou mais de 100 viaturas, novos equipamentos e meios operacionais que irão reforçar a estrutura da PM. O evento marcou ainda o lançamento da Patrulha da Criança e do Adolescente. Além disso, foram apresentados novos recursos destinados ao Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

– A entrega da nova sede do Comando de Operações Especiais, dessas novas viaturas e equipamentos, além do lançamento da Patrulha da Criança e do Adolescente, reforçam o compromisso da nossa gestão com a valorização da segurança pública e dos policiais. Aquele que não entender que a maior pauta não só do Rio de Janeiro, mas do Brasil, é a segurança pública está tentando tapar o sol com a peneira. Aquele que não entende essa pauta como principal não está fazendo aquilo que a sociedade hoje clama – declarou Cláudio Castro.

O Comando de Operações Especiais reúne algumas das unidades mais estratégicas da Polícia Militar, responsáveis por operações de alto risco, enfrentamento à criminalidade organizada e apoio às ações de segurança em situações complexas. A nova estrutura, inaugurada neste sábado, amplia as condições de trabalho das equipes especializadas e fortalece a capacidade operacional da corporação, contribuindo para uma atuação ainda mais eficiente no combate ao crime.

Entrega de viaturas, equipamentos e meios operacionais

Foram entregues 46 viaturas sedan Nissan Versa; 20 viaturas 4×4; 42 viaturas para a Patrulha da Criança e do Adolescente; 500 coletes balísticos; 22 drones, 1 micro-ônibus operacional, entre outros equipamentos.

Proteção de crianças e adolescentes

A Patrulha da Criança e do Adolescente foi lançada para reforçar a proteção de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, ampliando a capacidade de atendimento em ocorrências que envolvam crianças e adolescentes.

Reforço para o comando de Polícia Ambiental

Equipamentos adquiridos pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas-RJ) irão fortalecer as operações do Comando de Polícia Ambiental em todo o estado. Foram investidos mais de R$ 13,5 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), na aquisição de: 4 embarcações (lanchas); cinco motos aquáticas (jet skis); 22 drones; 20 veículos 4×4 e 1 micro-ônibus.

– Esses equipamentos ampliam a capacidade de atuação da Polícia Militar em áreas de preservação ambiental, regiões costeiras e municípios turísticos. O Comando de Polícia Ambiental é um parceiro fundamental da Seas e do Inea em diversas operações realizadas. Essa integração tem sido determinante para ampliar a fiscalização, combater crimes ambientais e proteger áreas sensíveis, garantindo que as nossas riquezas naturais continuem sendo fonte de vida, desenvolvimento e turismo sustentável – declarou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Diego Faro.

Novas instalações do COE

A nova sede do COE foi totalmente construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP). O novo prédio de quatro andares tem salas de estudo, laboratórios e todo o aparato necessário para garantir o aprimoramento profissional dos policiais.

– A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas trabalha incansavelmente para entregar as melhores estruturas para a população. Com o objetivo de melhorar a segurança pública em nosso estado, esse novo equipamento público é de suma importância tanto para o presente, como para o nosso futuro – declarou o secretário da pasta, Raul Fanzeres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *