Cláudio Castro empossa os primeiros concursados da história da Agenersa
Foram empossados, nesta quinta-feira (24 /08), 50 concursados para trabalhar na Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). O concurso, promovido pelo Governo do Estado e organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi o primeiro da história do órgão, que passa pela maior transformação desde a sua criação, em 2005.
Das 50 vagas que foram disponibilizadas, 30 são para especialista em regulação (nível superior), dez para analista técnico (nível superior) e outras dez para assistente de regulação (nível médio). A Agenersa chegará a um total de 170 servidores – 113% a mais do que em novembro de 2021, início das novas concessões de saneamento. A ação, como reforçou o governador Cláudio Castro em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, mostra o compromisso da sua gestão com a transparência e a excelência na prestação dos serviços concessionados.
– É a realização de um sonho, principalmente após termos feito a concessão dos serviços de água e esgoto, a maior da história desse país. E tínhamos a obrigação de fazer com que ela fosse bem-sucedida. Fazer com aquele novo momento em que os 13 milhões de moradores do Estado do Rio, que foram impactados por esse projeto, tivessem acesso a tudo o que foi planejado. E nós sabíamos como a agência seria um braço importantíssimo nesse novo tempo do Rio de Janeiro. Esse concurso também é, a partir de hoje, um compromisso da agência com o estado – declarou o governador.
Fortalecimento do trabalho
O concurso público do órgão faz parte do plano do Governo do Rio para a Agenersa aperfeiçoar a fiscalização e a qualidade dos processos regulatórios, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pelas empresas de saneamento e energia.
Mesmo antes do concurso, a agência ampliou o quadro com trabalhadores cedidos por outros órgãos. Deste modo foi possível reforçar principalmente as câmaras técnicas e a Procuradoria, além de reestruturar a fiscalização e modernizar sua estrutura de Tecnologia da Informação, em colaboração com o Proderj. A agência investiu ainda cerca de R$ 250 mil na capacitação dos profissionais.