Cláudio Castro destaca potencial do RJ em sustentabilidade e transição energética durante cerimônia de abertura do LIDE

O aumento da cobertura florestal da Mata Atlântica, o retorno da balneabilidade das praias e a capacidade de diversificar matrizes de energia limpa foram os temas enfatizados pelo governador

 

O governador Cláudio Castro participou, na manhã desta sexta-feira (22/08), da abertura da 24ª edição do Fórum Lide, no Hotel Fairmont, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Durante a cerimônia, o governador destacou que o RJ vem sendo vanguarda na agenda ambiental, sendo o único estado a aumentar a cobertura ambiental de Mata Atlântica e devolver a balneabilidade a praias que historicamente eram impróprias.

 

– É muito relevante para o nosso Rio de Janeiro receber um evento como esse, sobretudo nesse período que antecede a COP 30. O RJ tem tido uma atuação ímpar na questão ambiental. De 1985 para cá, o único estado que aumentou a cobertura de Mata Atlântica foi o Rio, praias que eram consideradas impróprias há décadas voltaram a ser próprias para banho após a concessão da Cedae, e já conseguimos levar água a mais de 1 milhão de pessoas. Não tenho dúvidas de que o Rio será um exemplo muito positivo na COP e na agenda 2030 – declarou Castro.

 

O potencial do Rio na transição energética também foi ressaltado durante o discurso: maior produtor de petróleo e gás natural, com respectivamente 89% e 76% da produção nacional, o Rio se consolida como protagonista na diversificação da matriz energética brasileira.

 

– Nós lideramos hoje a transição energética, e estamos entre o primeiro e terceiro colocado em quase todas as matrizes de energia limpa. Estamos no caminho certo, avançando e entendendo que, no futuro, vamos ter outras matrizes que agreguem ou superem a atual. Para isso, nossa indústria e nosso comércio são fundamentais. Estamos direcionando o Rio e o Brasil para uma agenda limpa e verde – afirmou.

 

RJ é referência nacional

 

O Estado do Rio tem se consolidado como referência na geração de energia limpa e na redução de emissão de carbono por meio de projetos como o Corredores Sustentáveis, que visa substituir gradualmente o uso de combustíveis como diesel e gasolina por gás natural; do projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que já utiliza dois ônibus movidos a gás natural e biometano em linhas municipais; além do projeto-piloto promovido em parceria com a Petrobras, para incentivar a implantação de eólicas offshore para a produção de energia a partir do vento do mar.

 

O governo estadual também tem investido em tecnologia e inteligência para fortalecer as ações de sustentabilidade. Para monitorar e controlar o derramamento de óleo em áreas de porto, estaleiros e lixões urbanos, o Inea conta com apoio de serviço de inteligência. Outra iniciativa é o monitoramento do desmatamento e das queimadas no estado por meio de imagens de satélite.

 

Além disso, o RJ apresenta grande capacidade de geração de fontes renováveis, como energia eólica, solar fotovoltaica, biogás e hidrogênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *