6 de novembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro destaca os avanços do Rio de Janeiro na agenda verde, que impulsiona o turismo e a economia, no Fórum Global de Inovação


O governador também enfatizou a importância de aliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental no RJ

O governador Cláudio Castro participou, na manhã desta quarta-feira (06/11), do primeiro Fórum Global de Inovação que, em preparação para a COP30, reúne autoridades, empresas e especialistas para discutir estratégias e soluções voltadas à agenda climática, além de apresentar iniciativas inovadoras na área. Durante a mesa de abertura, Castro reforçou as principais iniciativas adotadas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental, e pontuou que essa agenda tem gerado reflexos positivos em outros setores, como economia e turismo.
– Nosso foco são políticas públicas práticas, direcionadas aos municípios e integradas à agenda verde. Entendemos que o Rio de Janeiro tem a responsabilidade de equilibrar seu desenvolvimento econômico com a proteção ambiental. O crescimento econômico é justamente o fator que nos possibilita investir em políticas de sustentabilidade a partir de inovação e tecnologia. Quanto mais verde o Rio se torna, mais a nossa economia se desenvolve, e o nosso turismo evolui – declarou o governador.
Entre as ações destacadas durante o evento está o Programa Limpa Rios que, entre 2021 e 2025, já retirou mais de 14 milhões de metros cúbicos de resíduos de rios, canais e lagoas. A iniciativa protege comunidades contra enchentes e desastres climáticos, e devolve vida e qualidade ambiental aos corpos hídricos. A concessão da Cedae também foi pontuada como um dos símbolos da recuperação ambiental fluminense, devolvendo a balneabilidade a praias historicamente impróprias para banho e proporcionando o retorno da fauna marinha à Baía de Guanabara.
O governador também comentou sobre as medidas de combate ao desmatamento. Atualmente, o RJ é referência nacional em desmatamento zero e restauração, sendo o único estado brasileiro que, desde 2010, mantém taxas próximas a zero, e registrou aumento líquido de cobertura florestal de Mata Atlântica. O Governo do Estado também conta com o maior programa de educação ambiental do Brasil, o Ambiente Jovem, que já formou mais de 10 mil jovens para reforçar a conscientização nas comunidades.
– Buscamos garantir ações práticas e financiamento para que a população se sinta parte dessa agenda. As ODS’s da ONU são como um mantra, e não tenho dúvidas que vamos avançar muito mais. A resiliência é o único caminho. Não se trata apenas de prevenir desastres ambientais, mas sim de fortalecer as comunidades para enfrentar e superar os impactos – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *