9 de janeiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro cria Programa de Capacitação Profissional voltado à geração de emprego e renda no RJ


Com a nova lei, Governo do Estado reforça a qualificação profissional como eixo estratégico para o crescimento sustentável e a atração de investimentos

O governador Cláudio Castro criou mais uma importante iniciativa para estimular a geração de emprego e renda no Estado do Rio de Janeiro. Com a sanção da Lei nº 11.094/2025, publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (08/01), foi instituído o Programa de Capacitação Profissional e de Empregabilidade, voltado aos Complexos Econômicos definidos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (Pedes).
O programa contempla os Complexos Econômicos de Petróleo e Gás; Economia do Mar; Economia da Saúde; Infraestrutura e Logística; Economia Verde; e Economia Criativa e Turismo. A iniciativa tem objetivo de alinhar a formação profissional às demandas desses setores estratégicos, preparando trabalhadores para o mercado de trabalho e consolidando a qualificação contínua como um eixo permanente de empregabilidade e desenvolvimento econômico no estado.
–  Esta é mais uma ação concreta para impulsionar a geração de emprego e renda no nosso estado, valorizando as vocações econômicas regionais e preparando a nossa população para as oportunidades do presente e do futuro. Investir em capacitação é investir no desenvolvimento – destacou o governador Cláudio Castro.
A execução do programa ficará a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Sedeics), em articulação com outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), além de instituições de ensino e pesquisa.
–  O programa traduz a visão do governador Cláudio Castro, de valorizar as vocações econômicas regionais, e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do interior do estado. Essa estratégia assegura um crescimento mais justo, equilibrado e sustentável – ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.
Segundo o secretário, serão ofertados cursos técnicos, de graduação, tecnológicos, cursos livres, programas de extensão e oficinas, entre outras modalidades de formação, de acordo com as necessidades de cada setor. As ações priorizam o fortalecimento da economia do conhecimento, com incentivo à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento de tecnologias emergentes e à formação de mão de obra qualificada.
Diretrizes
Entre as diretrizes do programa estão a conexão com as missões estratégicas do Pedes; a formação e qualificação de trabalhadores para os setores líderes de cada Complexo Econômico; e o estímulo à inovação, ao empreendedorismo e à economia digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *