Cláudio Castro comemora alta ocupação hoteleira no Rio de Janeiro para o Carnaval 2026
Ocupação na capital supera 91%, enquanto o interior do estado também registra forte demanda, com índices acima de 80%O governador Cláudio Castro acompanha, neste domingo (15/02) o primeiro dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo, onde comemorou os expressivos números da ocupação hoteleira. O Governo do Estado estima bater recorde de turistas para o Carnaval 2026 em todo território fluminense, consolidando o Rio de Janeiro como o principal destino carnavalesco do país. A taxa média de ocupação hoteleira na capital já ultrapassa 91% para o período, com forte demanda também na Região dos Lagos, Costa Verde, Serra Fluminense e interior do estado, com o índice de 80%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
– A expectativa de mais de 6 milhões de foliões no estado e os altos índices de ocupação hoteleira confirmam a força do nosso Carnaval. Só pelo Galeão estão passando 600 mil pessoas e eu não tenho dúvidas de que isso será uma grande injeção na nossa economia e a grande prova de que o Rio de Janeiro voltou, definitivamente, a receber os grandes eventos e a ser a principal escolha de turistas do mundo todo que querem visitar o país – destaca Cláudio Castro, que determinou reforço na segurança da região do Sambódromo para que os foliões aproveitem a festa com tranquilidade.
Levantamento do HotéisRIO para a capital fluminense mostra que a região com a maior taxa de ocupação é a que vai da Glória a Botafogo (96,91%), seguida de Ipanema/Leblon (96,19%), Centro (95,42%), Leme/Copacabana (94,63%), além do eixo Barra/Recreio/São Conrado (86,97%). No interior, destinos turísticos também registram índices expressivos, com destaque para Arraial do Cabo e Miguel Pereira, ambos com 93,40%, seguidos por Angra dos Reis (90,30%), Paraty (83,70%), Armação dos Búzios e Nova Friburgo (ambos com 81,80%), Rio das Ostras (79,20%), Cabo Frio (78,80), Valença/ Conservatória (78,40%), Vassouras (78,20%), Barra do Piraí/ Ipiabas (77,80%), Teresópolis (75,60%), Macaé (73,60%), Petrópolis (72,40%) e Itatiaia/ Penedo (72,30%), confirmando a forte procura por diferentes regiões do estado durante o período carnavalesco.
Projeto #tônoRio
Iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e da TurisRio, o projeto #tônoRiono, no Posto 4 segue em funcionamento até o início de maio, período que inclui o mega show nas areias da praia, consolidando-se como uma vitrine estratégica para a promoção dos destinos fluminenses junto aos turistas que visitam a capital.
– Estamos vivendo um dos melhores momentos do turismo internacional no Rio de Janeiro. O #tônoRio aproveita esse fluxo intenso de visitantes para apresentar a diversidade do nosso estado, incentivando o turista a ir além da capital e conhecer o interior, com suas experiências culturais, gastronômicas e naturais – destacou o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
Instalado em um dos pontos mais visitados do país, o espaço (216m²) reúne cenografia instagramável, painéis de LED, atendimento ao público e divulgação de roteiros turísticos, além de uma programação cultural contínua. Representantes de municípios do interior são convidados a expor informações sobre os destinos.
O local também abriga uma área dedicada ao artesanato fluminense, onde artesãos de diferentes municípios se revezam para apresentar técnicas, materiais e tradições locais. O cenário reforça a importância da iniciativa. Em 2025, o Rio de Janeiro recebeu 1.972.928 turistas internacionais até o mês de novembro, número que representa um crescimento de 45,9% em relação ao ano anterior.
Segurança reforçada
A segurança na Marquês de Sapucaí foi reforçada por determinação do governador, sobretudo na área da dispersão. O efetivo de policiais foi ampliado, com mais de 600 policiais atuando na região do Sambódromo, para garantir maior segurança aos foliões. Ao todo, um efetivo de 12.550 policiais da Polícia Militar está garantindo a segurança da população em todo o estado.
O esquema de segurança para turistas estrangeiros também foi intensificado, com agentes do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar, prontos para atender os visitantes de outros países em pelo menos sete idiomas: português, inglês, espanhol, italiano, alemão, japonês e chinês.

