6 de dezembro de 2025
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Cláudio Castro apresenta estrutura e tecnologias do Bope a governadores que participam do Cosud

Autoridades embarcaram num blindado da corporação e acompanharam simulação de atividades que demonstram capacidade operacional do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro


O governador Cláudio Castro acompanhou governadores e autoridades que participam do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (COSUD) em uma visita à sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), em Laranjeiras, na tarde desta sexta-feira (05/12). No tour pelas instalações da força de operações especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do Paraná, Ratinho Junior; e de Santa Catarina, Jorginho Mello, receberam a Medalha de Mérito Operações Policiais Especiais.

A condecoração foi criada para homenagear os policiais militares do Rio de Janeiro ou de outros estados além de autoridades que tenham desempenhado funções ou contribuído de alguma forma com a evolução e o engrandecimento das atividades do Bope.

Cláudio Castro agradeceu o apoio recebido após a Operação Contenção realizada em 28 de outubro, e ressaltou a importância da união entre os governadores no combate aos narcoterroristas. Maior operação da história do Rio de Janeiro, a Operação Contenção ocorreu numa área de 9 milhões de metros quadrados, que corresponde a duas vezes o bairro de Copacabana, nos Complexos da Penha e Alemão, na Zona Norte do Rio.

– Mandamos um recado para o Brasil: de que não há lugar em que as forças de segurança não possam entrar. Nosso país não pertence a narcoterroristas que aterrorizam as populações. A partir do dia 28, a população brasileira se levantou. O Rio de Janeiro passou a exportar um ideal, o ideal da luta contra o mal. Foi uma grande operação, com planejamento, controle e coragem – afirmou o governador.

Durante o evento, que contou com a participação dos secretários de Estado de Segurança, Victor Santos, de Polícia Militar, Marcelo de Menezes, do Gabinete de Segurança Institucional, Edu Guimarães, e da Mulher, Heloisa Aguiar, os governadores puderam ver de perto a capacidade operacional do BOPE em ações como rapel, retomada de locais e resgate de reféns. A primeira-dama e presidente do Riosolidario, Analine Castro acompanhou o governador Cláudio Castro nas homenagens.

Os governadores embarcaram num tanque blindado do Bope e foram até uma das áreas de treinamento no meio da mata. Ali, policiais apresentaram os armamentos e os equipamentos especiais utilizados nas operações, como fuzis, granadas e detonadores.

– O Estado do Rio segue trocando experiências e construindo soluções conjuntas que reforçam a proteção da população. Com esta operação, encontramos apoio na sociedade e mostramos que aqueles que escolhem defender criminosos não têm o apoio da sociedade – disse Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *