Cláudio Castro abre 14ª edição do Cosud e destaca união entre estados para o combate ao crime
Governadores do Sul e Sudeste discutem segurança pública e iniciativas conjuntas para fortalecer políticas estaduais
O governador Cláudio Castro abriu, nesta quinta-feira (04.12), a 14ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que será realizada até sábado (06.12) na capital fluminense. Em solenidade na Sala Cecília Meireles, Cláudio Castro, que é presidente do consórcio, e governadores dos estados das duas regiões ressaltaram a consolidação do Cosud como um avanço para as políticas públicas não só regionais, mas de todo o país.
Tema central desta edição, a segurança pública foi destaque na abertura do evento. Amanhã de manhã (05.12), os governadores participam de painéis em torno da temática, com foco no enfrentamento ao crime organizado, abordando lacunas e avanços na legislação e uso de tecnologia, inteligência e integração para o reforço no combate à atuação de criminosos. — O Cosud reúne estados que entenderam que só avançaremos quando tratarmos os desafios de forma integrada. Ao longo dos anos, pautamos debates fundamentais, como a agenda ambiental, a dívida dos Estados e, agora, a segurança pública. A construção de um Brasil mais justo passa por cooperação, não por polarização. É essa capacidade de unir regiões, compartilhar responsabilidades e transformar boas ideias em políticas concretas que faz do Cosud um marco na construção de um futuro melhor para a população — afirmou Cláudio Castro.
O debate em torno da segurança dominará as reuniões de governadores, que têm também acompanhado a tramitação dos projetos relativos ao tema no Congresso Nacional, como PEC da Segurança Pública apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e o chamado “PL Antifacção”.
— Essa integração com os estados é muito importante para discutir temas comuns a todos os estados, como a segurança pública, tema que debateremos nos próximos dias. Queremos dar a melhor contribuição para que, juntos, possamos acertar, sem ideologia política, para que a população possa viver em paz. Nosso compromisso é preservar vidas e proteger as pessoas — afirmou o governador Jorginho Mello, de Santa Catarina.
Para o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o Cosud é essencial para enfrentar realidades que se agravaram, como é o caso da atuação de facções criminosas. — Discutir segurança pública exige inteligência, investimentos adequados e integração plena entre Estados e União. Quando atuamos de forma coordenada, criamos condições para reduzir a violência, fortalecer a presença do Estado. Este encontro no Rio reafirma o compromisso conjunto de buscar soluções concretas e resultados efetivos para toda a região — ressaltou Casagrande.
Esta edição do Cosud terá sete Câmaras Temáticas: Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Governo e Gestão; Saúde; Educação; Desenvolvimento Humano. Na ocasião, secretários de Estado e técnicos irão discutir e apresentar novas propostas de políticas voltadas à população.
*Carta-compromisso*
Ao final do encontro, será apresentada a Carta do Rio de Janeiro. O documento trará um conjunto de ações e propostas elaboradas durante o evento pelos governos do Sul e Sudeste para o desenvolvimento de políticas públicas dos estados.

