Claudia Mello participa de lançamento da Plataforma Rede UERJ Pró-SUS, no Hupe
Rede busca, através da inovação e participação de pesquisadores, melhorias para o SUS
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, prestigiou o lançamento da Plataforma Rede UERJ Pró-SUS, na última semana no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). A rede é um sistema tecnológico de valorização do Sistema Único de Saúde que congrega conhecimento, pesquisadores e pesquisas da Universidade em prol da melhoria do serviço prestado ao cidadão.
A Rede tem como missão promover a inovação e desenvolvimento de soluções no ambiente virtual: https://www.redeprosus.pr5.uerj.br/sobre. A plataforma atuará no desenvolvimento de soluções que possam gerar impacto positivo no setor público. Para isso, promove o diálogo acadêmico, com o setor público e agências de fomento.
“A Rede Pró-SUS é uma excelente iniciativa que integra programas e ações da Universidade, com a colaboração interdisciplinar. Isso permite avançar nos problemas em busca das soluções. Tenho orgulho da parceria da Secretaria com o Hupe e saber que atingimos a marca de mil cirurgias robóticas e que o hospital é o único da rede pública do estado a ofertar esse serviço”, disse Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.
O evento, que teve como mestre de cerimônia o Pró-Reitor de Saúde da Uerj, professor Ronaldo Damião, foi aberto por Tatiane Alves, coordenadora da Rede PR5/Uerj. Ela disse que a plataforma é uma rede colaborativa para soluções do SUS que atua em três eixos.
“Temos pesquisa em saúde, as agências de fomento, com fontes de financiamentos possíveis para o desenvolvimento das pesquisas, e os projetos. A plataforma reúne 35 setores acadêmicos da Universidade e já temos 200 projetos cadastrados em biotecnologia, robótica e inteligência artificial”, destacou Tatiane Alves.
O diretor do Hupe, Rui de Teófilo e Figueiredo Filho, declarou que a Plataforma Rede UERJ Pró-SUS vai contribuir na produção científica, capacitação profissional e solução para o SUS.
“A Uerj participou da criação do SUS, em 1988, que é o maior plano de assistência do mundo. Agora, com a rede, vamos ajudar a melhorar a eficiência, com a valorização dos recursos. Este lançamento é um dos mais importantes dos últimos tempos”, avaliou o diretor do Hupe.