13 de novembro de 2025
NotíciasRio-EstadoRio-GovernoSaúde

Classe hospitalar do Hemorio garante a continuidade dos estudos para pacientes em tratamento

Os pacientes pediátricos do Hemorio ( Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) contam diariamente com a classe hospitalar para a continuidade dos estudos durante o tratamento. Duas professoras vinculadas à rede municipal de ensino do Rio de Janeiro atuam na sala de aula da unidade ou junto aos leitos. Além dos deveres e provas, os alunos também participam de atividades lúdicas.  Atualmente, 29 leitos pediátricos são atendidos na unidade.

O Hemorio trata doenças hematológicas de alta complexidade, tanto em adultos quanto em crianças, com destaque para a doença falciforme, a hemofilia e a leucemia, com casos que demandam longas internações. O paciente Kael Guilherme Rangoni Henriques, 12 anos, que faz tratamento para leucemia, chegou a ficar internado por 30 dias na enfermaria pediátrica . No momento, o jovem está em remissão, com quimioterapia oral em casa, e já retornou para a escola regular.

“Kael continuou estudando normalmente durante o tratamento.  As professoras entraram em contato com a escola e mantiveram as atividades. Isso foi ótimo porque a internação é difícil e a criança fica muitas vezes entediada e triste. Uma vez, ele estava deprimido e a tia sugeriu uma brincadeira com massa de modelar. Foi um momento muito alegre que tivemos naquele dia”, disse a mãe Luanda Rangoni.

Luiza Rodrigues dos Santos Ribeiro, de 12 anos, também em tratamento para leucemia,  está passando por mais um período de internação. A família mora no Fonseca, em Niterói. Sua mãe, Geiza Silveira dos Santos, de 34 anos, acabou de ter uma filha, Helena. A avó, Carla, costuma acompanhá-la no hospital. Devido ao estado frágil de saúde, algumas aulas foram ministradas no leito.

“Outro dia, não estava muito bem e tive aula na enfermaria. Tenho tarefas todos os dias e pude também fazer as provas”, lembra a paciente.

A assistente social Martha Vilardo afirma que o convênio com a Escola Municipal Celestino da Silva completou duas décadas, com renovações a cada dois anos. A secretaria municipal de educação fornece o material didático, mas as doações de canetinhas, lápis de cor, mochila, estojo, caderno e giz de cera são bem-vindas. Quem tiver interesse na doação de material escolar pode deixar na sede do Hemorio, na Rua Frei Caneca, 8 – Centro do Rio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *