Cine + Paraty recebe a 20ª edição do festival de cinema italiano no Brasil
Com produções nacional e internacional, além de obras experimentais e independentes. O acesso é gratuito
Começou nesta quinta-feira (6) a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. A mostra estão sendo exibidas nas salas CINE+ durante este mês, levando ao público uma seleção de grandes obras do país europeu, que é referência em audiovisual. O evento, que mais uma vez firma parceria com o Instituto CINE+, acontece de 6 a 29 de novembro, de quinta a domingo, exceto nos feriados. A entrada é gratuita.
Este é o terceiro ano consecutivo que o CINE+ recebe o Festival, organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, em colaboração com a Embaixada da Itália. As salas CINE+ funcionam em seis cidades fluminenses e são mantidas pelo Instituto CINE+, com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O evento apresenta uma programação que mescla estreias inéditas no país e retrospectivas de obras fundamentais, oferecendo ao público um panorama da riqueza e diversidade do cinema italiano. São filmes que celebram mestres do passado e também criadores do presente, que continuam a expandir esse legado com novas obras inspiradoras.
As salas CINE+ são uma realização do Instituto CINE+ e da Cinco Elementos Produções com consultoria executiva do Ibero Culturas. Os espaços contam com apoio institucional das prefeituras locais.
O Instituto CINE+ é uma iniciativa voltada ao fortalecimento em rede do ecossistema audiovisual, com o propósito de descentralizar, ampliar o acesso, fomentar a formação e incentivar a criação no setor. Mais do que um espaço de exibição cinematográfica e cultural, o Instituto atua como um agente de difusão e democratização da cultura, transformando o cinema público em um verdadeiro ponto de encontro entre arte, educação e comunidade.
As salas CINE+ oferecem uma programação diversificada, que abrange produções nacionais e internacionais, além de obras experimentais e independentes, sempre com acesso gratuito ao público.

