Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi em pauta
Para debater os desafios de Paracambi na Ciência, Tecnologia e Inovação, o secretário da pasta, Carlos Senna, foi convidado a participar do programa Ciência em Movimento, nesta quarta-feira (2/4). No ar há mais de 10 anos, o programa, apresentado pelo pesquisador Marcio Campos, divulga as iniciativas do setor no interior do estado do Rio de Janeiro.
Como missão da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Paracambi (SMCTI), Senna destacou o desejo do prefeito Andrezinho Ceciliano de fazer da cidade um polo de Inovação da Baixada Fluminense.
“Fui convidado pelo prefeito Andrezinho Ceciliano e também pelo pai dele, o querido André Ceciliano. Aceitei esse desafio com muita honra. Encontramos uma cidade com um cenário terrível. Para se ter uma ideia, o prefeito chegou a decretar estado de calamidade pública na Saúde. Além disso, faltava equipamento nas secretarias e muitos outros problemas”, disse Senna.
O gestor contou sobre os primeiros meses da SMCTI, que atua na transversalidade das demais secretarias. Uma das metas é a implementação do Governo Digital, visando facilitar a vida tanto do gestor quanto dos contribuintes.
“Além do Governo Digital, que inclusive estava no plano de governo, por meio da Secretaria, vamos instalar um HUB de Inovação Aberta na cidade. Essa iniciativa será um marco na cidade, e temos a parceria do CEO da Sai do Papel, Carlos Jr., que é um dos organizadores do Rio Innovation Week”, anunciou Senna, complementando que está em pauta também um Acordo de Cooperação Técnica com o IFRJ.
Para o secretário, as ações dos primeiros três meses de governo demonstram o aceno em direção a um futuro promissor.
Estimular o Ensino Fundamental a conhecer as ferramentas, despertar na criançada a vontade de fazer Ciência
“A cidade tem um prefeito jovem, cheio de vontade de trabalhar, fruto de uma pessoa experiente, que é o André Ceciliano. Temos um caminho pela frente para trabalhar em prol da população. E o que todo esse time quer é chegar ao fim do primeiro mandato com uma estrutura de gestão pública de eficiência”, considerou.
O apresentador Marcio Campos elogiou as iniciativas do atual governo de Paracambi: “As cidades têm que se tornar minimamente resilientes. Aproveitar esses aparatos que já existem, como o Planetário, que é um espaço espetacular para divulgação científica”, disse.
Experiências em outros municípios são inspirações para Paracambi
A escolha para o comando da pasta é uma ação estratégica do governo de Paracambi, uma vez que Carlos Senna traz experiências tanto do Governo Federal, quanto de outros municípios.
Senna é ex-presidente e um dos fundadores do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Na entrevista, falou, inclusive, sobre a
Estratégia Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Emcti), projeto idealizado pela autarquia em 2020 .
“Marcio, você dirigiu esse projeto em Maricá e, hoje, trago ele para Paracambi. Nós já estamos trabalhando para instituir um formato parecido na cidade. É uma inspiração, dentro, claro, da nossa realidade”, ressaltou.
O secretário acumula, ainda, outras experiências na Administração Pública, com passagens pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na Baixada Fluminense, também atuou como ouvidor-geral e subsecretário de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias, cidade onde nasceu e viveu.
Para conferir o programa na íntegra, acesse: https://youtu.be/ioRl3TW7u7o?si=A_zluSqCwqVxmHvZ