25 de novembro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Chuvas intensas causam enchentes em SC e deixam mais de 100 pessoas desabrigadas

Segundo a Defesa Civil, 364 casas foram afetadas e 148 pessoas tiveram que deixar suas residências

Chuvas intensas atingem o estado de Santa Catarina desde sábado (22) e já provocaram danos e alagamentos em ao menos 30 municípios. Segundo a última atualização da Defesa Civil, 364 casas foram afetadas e 148 pessoas tiveram que deixar suas residências.
Às 8h30 desta segunda (24), o canal de acesso do Porto de Itajaí chegou a ser fechado pela Marinha devido aos fortes ventos, acima de 20 nós. Por segurança, duas saídas e uma entrada de navios foram temporariamente suspensas. A situação foi normalizada às 16h20.
Luiz Alves, no Baixo Vale do Itajaí, foi o município mais afetado, com mais de 180 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil. A prefeitura suspendeu as aulas da terça-feira e do período da tarde e noite da segunda-feira devido às condições climáticas. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade foram temporariamente fechadas. Ao menos sete pessoas ficaram desabrigadas.
Os municípios de Balneário Barra do Sul, Lontras, Ibirama, Petrolândia e Massaranduba também registraram ocorrências mais graves, como queda de granizo, alagamentos, enxurradas e até deslizamentos.
A semana iniciou com o registro de altos volumes de chuva em áreas do Litoral Norte e do Baixo e Médio Vale do Itajaí, devido ao processo de formação de um ciclone extratropical entre o Sul e o Sudeste do Brasil.
Previsão

Na terça-feira (25), com o afastamento do ciclone, a instabilidade perde força, mas ainda são esperadas pancadas de chuva isoladas e passageiras dos Planaltos ao Litoral catarinense, sem volumes expressivos.

Destaca-se, ainda, que por conta dos acumulados registrados nesta segunda (24) entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, ainda há risco para ocorrências relacionadas a deslizamentos pontuais nesta terça-feira (25). A partir da quarta (26) o tempo firme e o sol retornam para toda Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *