Chuva em Nova Iguaçu: alerta de risco de inundação em Tinguá
Moradores da região do Tinguá, em Nova Iguaçu, receberam um aviso preventivo de possibilidade de inundação em decorrência da forte chuva que atinge a cidade desde sexta-feira (4). O serviço Cell Broadcast foi emitido às 12h15 deste sábado (5) pelo Centro de Monitoramento Estadual (CEMADEN-RJ), a pedido da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC). Esta é a primeira vez que este tipo de aviso sonoro, enviado diretamente para os celulares da população de uma determinada região, é acionado em Nova Iguaçu. A cidade permanece em Estágio de Atenção.
O alerta severo foi emitido devido ao grande volume de água na região serrana do Rio, causando a elevação dos rios de Tinguá e o transbordamento do Rio Boa Esperança. A mensagem orienta que os moradores em locais de risco separem itens pessoais e essenciais e se preparem para deixar suas residências. A Escola Municipal Barão de Tinguá está aberta como Ponto de Apoio para receber a população.
Equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, de Ordem Pública, de Assistência Social e de Meio Ambiente e também do SAMU e do Corpo de Bombeiros permanecem de prontidão no local para atuar de imediato em caso de necessidade. Até o momento, não há registros de mortos, feridos, desalojados ou desabrigados pela chuva.
Nas últimas 24 horas, o pluviômetro de Adrianópolis registrou um acumulado de 106,4mm, o maior da cidade até o momento, representando aproximadamente 105% da média histórica para todo o mês de abril. Há pontos de alagamentos em ruas de diversos bairros, mas sem maiores incidentes. De acordo com a SEMDEC, quatro ocorrências foram registradas em toda a cidade, sendo duas por quedas de árvores em Santa Eugênia e Austin e outras duas causadas por árvores sobre fiação, no Centro e em Cabuçu.
A Defesa Civil orienta que a população permaneça em locais seguros durante o período de chuva forte. Além do serviço Cell Broadcast, que envia alertas sonoros diretamente para os celulares, em tempo real, para regiões específicas da cidade com avisos e orientações sobre a situação climática, a secretaria dispõe também do envio de mensagens via SMS. Neste caso, o morador deve se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto para o número 40199. O serviço é gratuito e tem como objetivo informar a população sobre eventuais riscos em caso de chuva.