Chuva e ventania derrubam postes e provocam bolsões d’água no Rio
As fortes chuvas e a ventania que atingiram o Rio na noite de sábado (18) e madrugada deste domingo (19) provocaram estragos. O Centro de Operações (COR) registrou quedas de postes, árvore e galhos, além de bolsões d’água em diversos pontos. Por conta da passagem de uma frente fria, o dia será de céu nublado a encoberto e pode chover de forma fraca a moderada a qualquer momento. Com os ventos moderados a fortes, a máxima prevista é de 24ºC e a mínima 16ºC.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, os três maiores acumulados de chuva das últimas 24 horas foram registrados nas estações Alto da Boa Vista (65,0mm), Grota Funda (54,8mm) e Barra/Riocentro (49,6mm). Até as 8h56 deste domingo, o COR registrou quatro ocorrências de quedas de postes e outras duas de galhos, bem como oito pontos com bolsões d’água.
As quedas de postes ocorreram nas Estradas da Pedra Bonita, Dona Castorina e de Furnas, no Alto da Boa Vista, Zona Norte, e das Canoas, em São Conrado, Zona Sul. A primeira foi finalizada, mas ainda há ações nos outros três locais. Já as quedas de galhos aconteceram na Autoestrada Fernando MacDowell, também São Conrado, sentido Gávea, e os trabalhos finalizados, e na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, altura do Km 5,5, sentido Jacarepaguá, onde equipes estão atuando. Houve também uma queda de árvore sobre fiação, na mesma via, altura do Km 7, sentido Grajaú.
Os bolsões d’água estão na Estrada do Galeão, altura da Avenida Quatro, na Ilha do Governador; na Avenida Brasil, na altura da Avenida Padre Guilherme Decaminada, em Santa Cruz, e na altura do Canal do Cunha, em Manguinhos, no sentido Centro; na Avenida Ayrton Senna, sentido Linha Amarela, na altura da Gardênia Azul; na Avenida Rei Pelé, na altura do portão F do Maracanã; na Avenida Borges de Medeiros, altura da Rua Saturnino de Brito e da Rua JJ Seabra, na Lagoa; na Avenida de Santa Cruz, no sentido Realengo, na altura da Rua Piraquara; e na Avenida Padre Leonel Franca, altura da Rua Artur Araripe, sentido São Conrado.
Além da chuva e ventania, a ressaca que tinge a orla da cidade interditou temporariamente os 9 km da Ciclovia Tim Maia, que liga os bairros do Leblon e de São Conrado. A condição do oceano teve início na noite deste sábado e deve seguir até as 21h da próxima segunda-feira (20). As equipes da Prefeitura do Rio foram acionadas para eventuais ocorrências.