Cerca de 100 crianças são imunizadas em projeto-piloto de atualização de cadernetas em São João de Meriti

Na manhã de ontem, 29 de agosto, o Programa Saúde na Escola lançou o projeto-piloto de atualização da caderneta de vacinação infantil na Creche Municipal Criança Feliz, no Jardim Metrópoles. O projeto, oriundo de uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação de São João de Meriti, atenderá todas as escolas municipais da região.

“Iniciando esse projeto nós esperamos alcançar um grande percentual de vacinação, atingindo assim a meta do Ministério da Saúde. Aliás, esperamos ir além do objetivo esperado. Vacinas salvam vidas e é o melhor presente que podemos dar às crianças no âmbito da saúde”, disse a secretária de Saúde Drª Marcia Lucas ao fazer a abertura da ação.

O evento foi organizado pela Coordenação do Programa Saúde nas Escolas e teve o apoio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e da equipe da Unidade de Saúde da Família Dr. Jorge Tannus Rejane. “Essa é uma estratégia de vacinação extramuros que busca melhorar as coberturas vacinais do município. Além de ajudar na imunização de algumas crianças que os pais têm dificuldade de levar até a unidade de saúde. Então, nós facilitamos levando a vacina até o local onde eles estudam”, explicou Paulo Ribeiro, superintendente de Vigilância Epidemiológica de SJM.

O PSE atende mais de 30 mil alunos em cerca de 70 escolas do município. Hoje, 100 crianças foram vacinadas nessa primeira creche. A equipe verificou e atualizou as cadernetas com as doses em atraso. Foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário pediátrico, que incluem: a BCG; a Hepatite B; a Febre Amarela, a Tríplice Viral, a Varicela, a Pentavalente, entre outras. “Quando nós vacinamos, estamos protegendo uns aos outros. Não podemos aceitar que as pessoas não tenham esse cuidado. Como pediatra de São João de Meriti, eu gostaria de pedir que todo mundo tenha esse nível de consciência. Nós temos um sistema com total segurança na produção da vacina, não é preciso ter medo de se vacinar”, disse a subsecretária de Saúde Drª Malu Santos.

Os pais compreenderam a importância da imunização e buscaram incentivar os outros. “É muito bom vacinar as crianças, vamos todos nessa campanha de vacinação. O atendimento é ótimo. Quem não tomou a vacina ainda, vem que vem, traz a criançada pra tomar vacina, aproveita”, disse Alan Arruda, pai de Alison Gabriel de 2 anos. “Foi ótimo, é um evento muito bom para prevenir algumas doenças. É bom deixar a caderneta atualizada, show de bola”, disse Luan Almeida, pai de Théo Lucas de 4 anos, primeiro vacinado da campanha.

O personagem Zé Gotinha animou as crianças e foram distribuídos pirulitos e bottons para todos. Além disso, os pais também foram contemplados com uma palestra sobre o Aleitamento Materno, devido ao Agosto Dourado. Eles puderam aprender mais sobre os benefícios da amamentação e a importância dela para o desenvolvimento infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *