Centro de Referência em Direitos Humanos de Porciúncula participa de evento sobre igualdade racial

Na última sexta-feira (4), o Centro de Referência em Direitos Humanos de Porciúncula marcou presença na Zona da Mata Mineira, a convite da professora Fábrica Santos Miguel, presidenta do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) de Carangola-MG. A participação se deu durante o “Laboratório de Direitos Humanos e Igualdade Racial”, realizado na “Casa dos Conselhos”, espaço que abriga diversos conselhos municipais com estrutura de assessoramento técnico e administrativo.

Com foco nos debates da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o encontro reuniu representantes e especialistas para discutir reparação histórica, justiça racial e políticas públicas de igualdade. Entre os participantes, o professor Juliano Cézar contribuiu com reflexões sobre os caminhos possíveis para a superação do racismo estrutural no país. “A promoção de Direitos Humanos e Igualdade Racial precisa evidenciar de forma contundente a necessidade de uma resposta intelectual à violação de direitos e ao epistemicídio, que se converta em políticas públicas”, destacou.

Juliano também elogiou o papel de Porciúncula na pauta regional. “A cidade é pioneira na região em ter um Centro de Referência em Direitos Humanos, criada pelo prefeito Guilherme Fonseca através da Lei Complementar 200/25”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *