Centro de Alzheimer de Volta Redonda apresenta modelo de cuidado a médicos da Uerj
Iniciativa municipal destaca práticas inovadoras no atendimento e na promoção da qualidade de vida de pessoas com a doença
O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Volta Redonda no cuidado com pessoas idosas com Alzheimer foi destaque em uma atividade acadêmica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Na tarde dessa quarta-feira, 22, Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), no Jardim Paraíba, apresentou, de forma on-line, sua proposta metodológica a médicos, profissionais e residentes de diferentes áreas da gerontologia que integram a Unidade de Atenção à Pessoa Idosa do Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj/Unati (Universidade Aberta da Terceira Idade).
O convite para a apresentação partiu do dr. Otelo Correia, médico-psiquiatra, pesquisador e coordenador do Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj. Reconhecido internacionalmente, dr. Otelo também integra o comitê de pesquisa da Davos Alzheimer’s Collaborative, iniciativa global público-privada voltada à aceleração de inovações e soluções para o tratamento da doença. Ele é o único médico brasileiro membro do comitê e já visitou diversas vezes o Centro-Dia Synval Santos, acompanhando de perto o trabalho realizado pela equipe.
A exposição do trabalho foi conduzida pela coordenadora do Centro-Dia, Daniele Freire, que detalhou o funcionamento do serviço e as estratégias adotadas para promover acolhimento, estímulo cognitivo e qualidade de vida aos usuários. O Centro-Dia Synval Santos é referência regional por oferecer atendimento humanizado, acompanhamento multiprofissional e suporte às famílias de pessoas idosas diagnosticadas com Alzheimer.
Segundo a coordenadora, a metodologia inovadora e pioneira do Centro de Alzheimer, tem sido elemento de procura e trocas profissionais com equipes do país inteiro. “Isso reforça o compromisso de uma política pública efetiva e de grande impacto no acolhimento, na escuta e na orientação às famílias com idosos com Alzheimer, oportunizando um melhor e maior cuidado e mantendo os vínculos sociais, afetivos e a participação social”, ressaltou a coordenadora.
A participação do Centro-Dia – equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) – reforça o reconhecimento da experiência de Volta Redonda como um modelo de cuidado público voltado à pessoa idosa com Alzheimer, valorizando práticas que unem ciência, empatia e gestão humanizada.