Centro Cultural Rosemar Pimentel recebe a 18ª edição do Festival Vale do Café, em Barra do Piraí

Barra do Piraí recebe o Festival Vale do Café, em sua décima segunda edição, com um show gratuito no Centro Cultural Rosemar Pimentel. A recém-restaurada estação ferroviária da cidade vai sediar na sexta-feira, 21, a partir das 19 horas, uma apresentação da dupla Victor Biglione e Marcel Powell.

Com programação entre 19 e 23 de julho, o evento leva a música instrumental até as fazendas e cenários históricos restaurados do Vale do Café. A proposta do festival deste ano é incluir em seu roteiro os concertos nas estações de trem, e, dessa forma, realizar uma celebração dos prédios que ajudam a contar a história da própria região.

As estações ferroviárias das cidades de Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin e Vassouras tiveram grande importância no escoamento de café na região. Todas foram restauradas com espaços dedicados à realização de eventos.

O secretário de Turismo e Cultura, Jair Ferreira Borges, aponta o concerto que irá acontecer no centro cultural da cidade e ainda faz uma ressalva em relação a exposição sobre a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que conta, através de seus principais personagens, a realização de um grande desafio da engenharia para a época.

“A Estação Ferroviária de Barra do Piraí vai receber sexta (21) dois violonistas, Victor Biglione e Marcelo Powell, que farão uma apresentação conjunta às 19 horas. Além disso, ainda fica um convite para o público referente à possibilidade de conhecer a exposição permanente, ‘Além do Túnel, rumo a Barra de Pirahy’, com curadoria de Claudia Gaspar e Bernadete Braga”, comenta Jair.

O prefeito Mario Esteves também faz considerações em relação ao centro cultural sediar o evento. “A estação que foi convertida em Centro Cultural Rosemar Pimentel, foi inaugurada em 1864, pelo então Imperador Dom Pedro II. Por muito tempo, esse local foi conhecido como o maior entroncamento ferroviário da América Latina, ligando a região ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, comenta o prefeito.

“O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), seu restauro foi realizado pela MRS em parceria com a Prefeitura de Barra de Piraí. Portanto, é muito gratificante para todos que acompanharam esse processo ver a estação voltando a ativa, sediando eventos culturais como esse!”, finaliza Mario.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *