Cedae vai unir inovação e sustentabilidade no Rio Innovation Week
Pelo segundo ano consecutivo, Companhia participa do evento que impulsiona novos negócios e debate seus impactos na sociedade
O que tecnologia, saneamento e meio ambiente têm em comum? É o que a Cedae vai apresentar ao público que passar pelo Rio Innovation Week (RIW), o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece de 3 a 6 de outubro, no Píer Mauá.
A Companhia terá dois espaços exclusivos com ativações tecnológicas, onde os visitantes poderão conhecer o Programa de Restauração Florestal do Corredor Tinguá-Bocaina, que atravessa nove municípios do estado; navegar num painel interativo do Sistema Novo Guandu, em construção na Baixada Fluminense; e entrar numa estação de tratamento de água, por meio de realidade virtual.
– O RIW reúne as principais empresas do mercado e gera uma troca de experiências incrível. É importante a participação da Cedae, empresa que tem o desafio de garantir água com qualidade e quantidade necessárias para a segurança hídrica da população, ante o impacto das mudanças climáticas – afirma Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da empresa.
O estande principal, localizado no interior do Armazém 3, conta com 60m² e uma completa imersão na Mata Atlântica. Terá uma parede viva formada por mudas de espécies nativas, cultivadas nos viveiros do Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, que emprega apenados de regime aberto e semiaberto no trabalho de reflorestamento. O espaço também terá um painel de led, jogos interativos e atividades com a participação do público.
Já na parte externa, as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, em Duque de Caxias, serão a atração. Os visitantes poderão passear, por meio de óculos de realidade virtual, pelo interior do que será a maior ETA de ultrafiltração do Brasil, e a primeira do Rio de Janeiro com este sistema.
Para completar, o diretor-presidente e outros representantes da Companhia estarão em painéis estratégicos debatendo temas como “Segurança hídrica”, “Empregos verdes” e “Cidades inteligentes”, todos envolvendo iniciativas e ações próprias da Cedae.