Cedae recebe certificação do Selo Social por ações de impacto alinhadas aos ODS da ONU

O Trabalho Técnico Social desenvolvido pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), por meio da Diretoria de Engenharia e Tecnologia da Projetos (DTP), acaba de ser reconhecido com o Selo Social, certificação concedida a iniciativas que geram impacto positivo e mensurável com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A equipe do Trabalho Social realiza ações de desenvolvimento territorial, educação ambiental e gestão de impacto das obras da Companhia. Clique aqui para ver em vídeo como funciona o trabalho social da Cedae.

A Cedae teve três projetos certificados – Aproveitamento Alimentar nas Comunidades, Projeto Criação Cedae e Saneamento é Saúde – que juntos geraram oito impactos sociais reconhecidos e beneficiaram 8.414 pessoas diretamente.

Os projetos contemplaram os seguintes ODS:

•    ODS 4 – Educação de Qualidade
•    ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
•    ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
•    ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
•    ODS 15 – Vida Terrestre
•    ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Antes da certificação, as ações passaram por uma consultoria de seis meses, que incluiu diagnóstico organizacional, alinhamento das iniciativas aos ODS, adequação de metas à Agenda 2030 e comprovação dos resultados obtidos.

– Ao contratar a consultoria do Selo Social, o participante está ciente de que isso não garante a certificação. Todas as iniciativas são avaliadas e validadas por uma curadoria externa especializada. Só após a comprovação do impacto social é que a certificação é concedida -, explica Carina Giunco, diretora executiva do Instituto Selo Social.

Sobre o Selo Social
O Instituto Selo Social é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua há mais de uma década em várias regiões do país, promovendo o desenvolvimento social local e a melhoria da qualidade de vida por meio do reconhecimento de iniciativas alinhadas aos ODS.
Desde 2023, o Selo Social integra a Comissão Nacional para os ODS (CNODS), representando a sociedade civil nos debates sobre o avanço da Agenda 2030 no Brasil. A metodologia do Selo também foi reconhecida como boa prática no Relatório Nacional Voluntário apresentado pelo Brasil na sede da ONU em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *