Cedae inaugura quarto laboratório para garantir segurança hídrica no Rio
Unidade na Tijuca agiliza ainda mais as análises da qualidade da água no estado
A Cedae inaugura, nesta terça-feira (16/12), o Laboratório de Análises Ambientais e Pesquisa Aplicada (LAAPA), na Tijuca. Com investimento de R$ 8,7 milhões, o LAAPA vai atuar com equipamentos de ponta para otimizar as análises voltadas ao monitoramento de efluentes e corpos hídricos no estado, complementando o trabalho já realizado pelos três Libras (Laboratório de Pesquisa e Análise da Água), instalados nas ETAs Guandu e Laranjal e outro na Tijuca. As quatro unidades, juntas, aumentam a autonomia e a agilidade dos testes, gerando respostas mais imediatas contra emergências ambientais e garantindo a segurança hídrica da população fluminense.
Como grande diferencial, o LAAPA vai implantar o monitoramento toxicológico ambiental, um sistema que utiliza microcrustáceos e bactérias para avaliar o nível de toxicidade nos efluentes e corpos hídricos. O objetivo é identificar a presença de contaminantes, como metais pesados, pesticidas, agrotóxicos e outras substâncias tóxicas. Esse controle ambiental é uma ferramenta científica essencial para a identificação rápida de poluentes, reduzindo ocorrências e protegendo os ecossistemas e a saúde da população fluminense.
“A inauguração do LAAPA é um marco estratégico para a Companhia. Ele chega para reforçar nosso compromisso inegociável com a segurança hídrica do Rio de Janeiro. O laboratório se junta aos outros para dar autonomia nas análises e uma capacidade de resposta sem precedentes para eventuais emergências, reduzindo o risco para a população”, avalia Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae.
Segundo Marco Aurélio Porto, diretor de Desenvolvimento de Cidades (DDC), responsável pelo LAAPA, os novos equipamentos de alta precisão permitirão análises precisas de metais pesados, substâncias orgânicas como pesticidas e de poluentes emergentes.
“Com o LAAPA, a Cedae expande sua capacidade de monitoramento contínuo dos corpos hídricos e dos efluentes. Agora, com toda essa complexa e moderna estrutura laboratorial presente na Companhia, nossas equipes estão mais preparadas para identificar riscos e reagir de forma imediata e eficaz a qualquer situação que altere ou comprometa a qualidade da água dos mananciais próximos aos Sistemas de Produção de Água e Tratamento de Esgoto da Cedae”, explica Porto.

