Cedae conquista Oscar do Saneamento no Brasil
Companhia é reconhecida no PNQS em sua jornada por excelência
A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) conquistou, pela primeira vez, o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), considerado o Oscar do saneamento no Brasil. A Companhia foi selecionada para levar o troféu Quíron Cobre, voltado às organizações que estão iniciando sua jornada na gestão por excelência. A cerimônia de premiação dos vencedores de todas as categorias será nos dias 26 e 27 de novembro, em Campinas.
Criado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em 1997, o PNQS busca estimular práticas de gestão de alto padrão nas organizações do setor, promovendo melhorias contínuas e troca de experiências entre as instituições públicas e privadas. A premiação avalia diferentes categorias, destacando as melhores ações na gestão operacional, inovação, eficiência, gestão de ativos e fornecedores.
Este ano, o prêmio é dividido em cinco categorias. Na principal, “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental (AMEGSA)”, são avaliadas a gestão global da organização, nível de maturidade e alinhamento com ESG. E foi nessa que a Cedae conquistou reconhecimento da Abes, pelas práticas conduzidas pela Gerência Geral de Controle de Qualidade e Tratamento.
– A conquista da Cedae representa uma etapa fundamental na nossa jornada rumo à excelência. A participação na premiação reforça a trajetória de investimentos em inovação e sustentabilidade, alinhada às melhores práticas do setor. Mas a conquista destaca, ainda, outras ações e projetos por todas as áreas da Companhia – diz Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.
Além da categoria principal, outras quatro compõem a premiação: “Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS)”, focada em práticas específicas inovadoras de gestão; “Eficiência Operacional no Saneamento Ambiental (PEOS)”, com foco em programas/ações que geram ganhos operacionais; “Selo de Qualidade dos Fornecedores (SQF)”, voltado para fornecedores com gestão consolidada; e “Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental (PGA)”, focada em ativos e ciclo de vida.
– Receber essa premiação é um reconhecimento do esforço e da dedicação de todos os nossos colaboradores. É o atestado de que estamos no caminho certo, implementando uma gestão moderna e focada em bons resultados para o bem-estar da sociedade – avalia José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.

