8 de outubro de 2025
NotíciasNotícias 24hs

Casa Pacheco Leão, no Jardim Botânico do Rio, estreia programação musical neste sábado (29)

Um dos prédios históricos mais emblemáticos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Casa Pacheco Leão terá, a partir do próximo sábado (29/3), programação musical. As apresentações, gratuitas, na varanda da Casa, acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados, em duas sessões, às 11h e 15h. A estreia será com o grupo Discurso Harmônico, duo de violinos formado por Roger Ribeiro e Luan Braga. O concerto “Chá como conexão – Goust Réunis em diálogo” se alinha com a exposição “Rota do chá́ – botânica, cultura e tradição”, em cartaz na Casa.

No repertório, estão “Sonata para dois violinos em fá maior”, de Francesco Geminiani, “Sonata nº 2 em dó maior”, de Teodorico Pedrini, “Segunda suíte para dois violinos” sobre temas das óperas de Jean-Philippe Rameau, entre outras. O concerto propõe que o chá́, consumido e apreciado mundialmente, seja a metáfora que une culturas, tempos e sentimentos, superando rivalidades e promovendo a comunhão entre os povos.

Vamos apresentar um repertório que vai do barroco chinês, passando pelo barroco europeu, até o barroco brasileiro, cantado por um protagonista muito especial e não tão evidente, o chá”, afirma Luan Braga.

O Discurso Harmônico reúne um núcleo de experientes profissionais da cena musical brasileira especializados nos séculos 17 e 18. O grupo é flexível em tamanho, variando de uma apresentação de violino solo a um conjunto de câmara, adaptando-se a diferentes repertórios e espaços. É um dos poucos grupos no país com instrumentos antigos ou réplicas de época em atividade regular.

A Casa Pacheco Leão, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi reaberta ao público em novembro do ano passado, depois de oito anos fechada. Após passar por restauro arquitetônico, inaugurou a exposição “Rota do chá́ – botânica, cultura e tradição”, uma imersão sobre a rica tapeçaria cultural do chá, explorando suas origens, sua jornada global e seu papel na construção de conexões entre diferentes culturas, especialmente entre Brasil e China.

O Jardim Botânico do Rio faz parte dessa história, por ser o primeiro lugar no Brasil onde foi introduzido o cultivo da planta do chá (Camellia sinensis), por chineses trazidos pela coroa portuguesa especialmente para esse trabalho, no início do século 19.

Serviço – Casa Pacheco Leão estreia programação musical

Concerto com o grupo Discurso Harmônico

Data: sábado, 29 de março

Horários: 11h e 15h

Casa Pacheco Leão – Rua Jardim Botânico, 1008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *