Casa de Cultura vai receber exposição sobre o “vulcão de Nova Iguaçu”
Todo iguaçuano que conhece bem a cidade já ouviu falar no “vulcão de Nova Iguaçu”. Mas são poucos aqueles que já encararam a trilha que leva a um dos pontos turísticos mais famosos da região. Por isso, a Prefeitura vai levar ao público um pedacinho desta importante formação rochosa com a exposição “Na Trilha do Vulcão”. A mostra será lançada nesta quarta-feira (27), às 19h, no Complexo Cultural Mário Marques, onde permanecerá até 27 de setembro.
“Muitas pessoas se perguntam se existiu ou não um vulcão em Nova Iguaçu. Outras simplesmente desconhecem esta história e até mesmo nunca foram até lá. Então, se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé. Esta exposição apresenta ao público amostras verdadeiras de rochas do local, que irão desvendar este mistério”, explica o secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro.
Além dos fragmentos retirados da Serra do Vulcão, a exposição terá também painéis fotográficos com conteúdos escritos que abordam diferentes hipóteses científicas. É o que explica o curador Igor Caravana.
“Há uma linha cronológica de estudos científicos ao longo do tempo, desde o século XIX, com diversas teorias, nas quais cada pesquisador tem uma interpretação diferente. As afirmações foram sendo modificadas ao longo da história com a implementação de novas técnicas nas análises”, adianta Igor, que evita dar os chamados spoilers. “Quem quiser saber se existe ou não vulcão em Nova Iguaçu precisa visitar esta mostra”.
A exposição “Na trilha do vulcão” pode ser visitada gratuitamente de terça à sábado, das 10h às 17h. O Complexo Cultural Mário Marques fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro de Nova Iguaçu.