Carnaval 2026: Governo do Estado reforça o policiamento em blocos da capital e 580 policiais garantem a segurança
A estratégia combina presença ostensiva e tecnologia
O Governo do Estado preparou uma ampla operação de segurança para garantir que os foliões aproveitem o Carnaval com tranquilidade. Ao todo, 12.550 policiais militares atuam em todo o estado, com foco especial na capital, onde haverá policiamento reforçado na passagem de 237 blocos em diferentes regiões da cidade, com cerca de 580 policiais atuando.
– Nosso objetivo é garantir que moradores e turistas possam curtir o Carnaval com alegria e segurança. Estamos nas ruas com um efetivo expressivo e com o apoio da tecnologia, que amplia nossa capacidade de prevenção e resposta – declarou o governador Cláudio Castro.
A estratégia combina presença ostensiva e tecnologia. Os principais pontos da folia contam com videomonitoramento em locais estratégicos. A operação dispõe ainda de 385 viaturas com câmeras embarcadas, além de câmeras equipadas com software de reconhecimento facial, instaladas em vias urbanas e integradas ao uso de drones.
As imagens captadas são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e também para os carros-comando posicionados nos megaeventos, permitindo respostas rápidas e maior eficiência no patrulhamento.
Reforço da segurança no Centro do Rio
A Polícia Militar reforçou a atuação no centro do Rio. O reposicionamento de câmeras em vias urbanas, emprego de 15 equipes de policiais motociclistas e a polícia montada (cavalaria) fazem parte da readequação do planejamento de segurança do Governo do Estado na Cinelândia.
Para viabilizar a readequação, o comando da Polícia Militar decidiu criar mais um turno de 12 horas para o policiamento em viaturas e a pé.

