13 de fevereiro de 2026
NotíciasRio-EstadoRio-Governo

Carnaval 2026: Governo do Estado amplia cuidados com saúde e hidratação para moradores e turistas no Rio de Janeiro

Apoiados por uma frota com mais de 150 veículos e plantões especiais em hospitais e UPAS, profissionais capacitados vão estar à disposição para prestar atendimentos, que se estenderão até a Intendente Magalhães
Para garantir uma festa saudável, além de segura, o Governo do Estado preparou uma megaoperação especial para o Carnaval, unindo ações da Secretaria de Estado de Saúde e da Cedae. O objetivo é prestar atendimento médico e hidratar foliões a partir de hoje até o final do Carnaval, quando a previsão é de altas temperaturas. Só nesta sexta-feira (13), o calor deve atingir 37 graus. Enquanto hospitais, UPAs e o SAMU 192 atuam com equipes treinadas e frota ampliada, com mais de 150 veículos, a Cedae reforça a distribuição gratuita de água em megablocos no Centro, na Zona Sul e nos desfiles da Intendente Magalhães, na Zona Norte. 

– O Carnaval fluminense é um dos maiores eventos do mundo e exige planejamento e responsabilidade do nosso governo. Por isso, determinei atuação especial também dessas duas frentes de atendimentos prioritários: Saúde, que está preparada para qualquer ocorrência em todo o estado, sobretudo na Capital, onde o movimento é sempre maior, e hidratação gratuita nas ruas. Acredito que com essas ações vamos assegurar o bem-estar para moradores e visitantes – declarou o governador Cláudio Castro.

A Secretaria de Estado de Saúde preparou equipes especializadas nesse tipo de socorro nos quatro grandes hospitais estaduais de emergência — Hospital Estadual Getúlio Vargas, Hospital Estadual Alberto Torres, Hospital Estadual Azevedo Lima e Hospital Estadual Carlos Chagas —, além das 27 UPAs estaduais e do SAMU 192 da capital. Os profissionais estão orientados e preparados para atender possíveis aumentos de demandas. As equipes multiprofissionais passam por capacitação constante promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (NPE), o que garante mais eficácia e agilidades nos atendimentos relativos a grandes eventos.

–  As unidades já estão habituadas com este padrão de atendimento porque passam por capacitação constante feita pelo NPE e já incorporaram essa rotina no seu dia a dia, além de contar com apoio do SAMU que atua na capital  – destaca o coordenador das Unidades de Pronto Atendimento do estado, Vinícius Pacheco.

O SAMU 192, operado pela Secretaria de Estado de Saúde na capital, funciona 24 horas e conta com 150 veículos. Entre eles estão 73 ambulâncias – incluindo duas de suporte a desastres -, 45 voltadas para o Transporte Inter-Hospitalar e 30 motolâncias, motocicletas adaptadas com aparados médicos emergenciais, para atuar a qualquer momento, inclusive em locais de difícil acesso, onde carros não podem chegar.

UPAs oferecem pontos de hidratação

Para amenizar os efeitos do calor, a Secretaria de Estado de Saúde lançou, em março de 2025, a campanha “Saúde na Torneira”, com o objetivo de garantir o acesso à água. Todas as 27 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais passaram a contar com bebedouros instalados nas áreas externas, facilitando o acesso da população do entorno e auxiliando na hidratação, especialmente durante o Carnaval. A iniciativa também alerta para a importância de manter-se bem hidratado, prevenindo problemas como desidratação, cansaço excessivo e outras condições agravadas pelo calor intenso.

Consumo excessivo de álcool e quedas são os principais atendimentos

No Getúlio Vargas, em 2024, no período de Carnaval, a unidade realizou 1.030 atendimentos e 4.197, em todo mês de fevereiro. Em 2025, foram 814 assistências nas festividades e 4.059, em fevereiro. No Hospital Alberto Torres, o Carnaval registrou 376 atendimentos, em 2024, e 426, em 2025. Em Niterói, no Azevedo Lima, a unidade registrou 921 acolhimentos e 896, respectivamente em 2024 e 2025. Já no Hospital Carlos Chagas, a unidade anotou 115 atendimentos em 2024 e 111, em 2025. A embriaguez, a contusão motivada por queda, dor aguda, dor lombar e suturas são os procedimentos mais comuns no Carnaval.

Cedae distribui água gelada nos megablocos e na Intendente

A exemplo do que fez no réveillon, a Cedae reforça a hidratação nos principais pontos da folia. No Centro, durante os megablocos como o Cordão da Bola Preta e o Fervo da Lud, na terça-feira (17), haverá três grandes pontos de distribuição de água gelada. A operação também contempla blocos tradicionais como a Banda de Ipanema, o Bangalafumenga, o Cordão do Boitatá, o Sargento Pimenta e o Carrossel de Emoções, no Aterro do Flamengo e na Praça XV. 

Na Intendente Magalhães, conhecida como Passarela Popular do Samba, a distribuição gratuita de água ocorrerá entre domingo e terça-feira, a partir das 18h, durante os desfiles das séries Prata e Bronze.

A Cedae também distribuirá ecocopos personalizados, viseiras e protetor solar, e contará ainda com equipes utilizando pistolas vaporizadoras para amenizar o calor.

Serviço – Pontos de hidratação da Cedae:

Sábado (14/2)

Cordão da Bola Preta – Centro, das 7h ao meio-dia
Ponto 1: Palácio Tiradentes (Rua São José)
Ponto 2: Praça do Expedicionário (Av. Presidente Antônio Carlos)
Ponto 3: Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com Almirante Barroso
Superbebedouro: Paço Imperial (Praça XV de Novembro)

Banda de Ipanema – Ipanema (Praça General Osório), a partir das 15h

Domingo (15/2)

Bangalafumenga – Aterro do Flamengo, a partir das 9h

Cordão do Boitatá – Centro (Praça XV de Novembro), a partir das 10h

Carnaval da Intendente Magalhães – Campinho, a partir das 18h

Segunda-feira (16/2)

Sargento Pimenta – Aterro do Flamengo, a partir das 9h

Carrossel de Emoções – Aterro do Flamengo, a partir das 14h

Carnaval da Intendente Magalhães – Campinho, a partir das 18h

Terça-feira (17/2)

Fervo da Lud – Centro, das 7h ao meio-dia
Ponto 1: Palácio Tiradentes (Rua São José)
Ponto 2: Praça do Expedicionário (Av. Presidente Antônio Carlos)
Ponto 3: Av. Presidente Antônio Carlos, esquina com Almirante Barroso
Superbebedouro: Paço Imperial (Praça XV de Novembro)

Carnaval da Intendente Magalhães – Campinho, a partir das 18h