26 de agosto de 2025
CarapebusMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Carapebus promove palestra sobre diagnóstico precoce de hanseníase

Palestra enfatizou a importância do diagnóstico precoce para prevenir complicações

A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma palestra informativa na Unidade Básica de Saúde Elomir Tavares Esteves (UBS – Centro) na última quarta-feira (24). O evento, que faz parte das campanhas do Janeiro Branco e Janeiro Roxo, abordou temas relacionados à hanseníase e saúde mental, visando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

A enfermeira Sabrina Alencar, enfatizou a conexão entre a mente e o corpo, ressaltando a influência dos aspectos psicológicos na saúde física. Foram abordados tanto os aspectos clínicos da hanseníase quanto os impactos psicológicos associados à condição. A enfermeira destacou a relevância de cuidar da saúde mental para o bem-estar geral da população.

A hanseníase, uma doença infecciosa crônica, foi o foco central da apresentação. Sabrina orientou sobre a necessidade de iniciar o tratamento imediatamente após o diagnóstico, destacando que isso interrompe a transmissão da doença. O tratamento, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclui a administração mensal supervisionada de antibióticos, seguida de doses autoadministradas.

A técnica em enfermagem, Rosimere Souther, complementou a palestra abordando as diversas formas de tratamento disponíveis e a importância do acompanhamento médico regular. Foi ressaltada a urgência de buscar ajuda médica ao apresentar sinais e sintomas da hanseníase, com postos de saúde e equipes de saúde da família prontos para oferecer exames e orientações.

A palestra também enfatizou a importância do diagnóstico precoce para prevenir complicações, como deformidades, mutilações e redução da mobilidade. A comunidade foi incentivada a procurar assistência médica ao identificar sinais da doença e a incentivar contatos próximos a fazerem o mesmo, evitando a propagação.

SINAIS E SINTOMAS DA HANSENÍASE:

Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil; Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros; Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações; Dor e espessamento nos nervos periféricos; Redução da força muscular, especialmente nas mãos e pés; Caroços no corpo; Pele seca; Olhos ressecados; Feridas, sangramento e ressecamento no nariz; Febre e mal-estar geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *