Candidato a herói da Libertadores, Bruno Henrique busca repetir feitos de Zico e Gabigol
Atacante do Flamengo chega à final em grande fase e pode igualar ídolos rubro-negros contra o Palmeiras
Remanescente do título de 2019 e um dos mais experientes do elenco do Flamengo, Bruno Henrique chega à sua quarta final de Libertadores e pode alcançar um feito histórico. Em grande fase, o atacante disputará a decisão do próximo sábado (29), às 18h (de Brasília), contra o Palmeiras, em Lima, no Peru, como um dos candidatos a repetir algo que apenas Zico e Gabigol fizeram: ser herói de um título da competição continental com um gol na decisão.
Bruno Henrique cresceu nesta reta final de temporada e reconquistou o seu espaço. Mesmo começando no banco de reservas em algumas situações, tem conseguido ajudar o time. No Mundial de Clubes, foi um dos destaques da virada por 3 a 1 sobre o Chelsea: fez o gol de empate e deu assistência na sequência. Já na Libertadores, foi titular no jogo de ida contra o Internacional, no Maracanã, e balançou a rede para garantir a vantagem rubro-negra.
No Campeonato Brasileiro, principalmente nas últimas rodadas, voltou a ganhar protagonismo. Atualmente, é o terceiro maior goleador da equipe na competição nacional. Nos últimos seis jogos, marcou seis gols — e só passou em branco no clássico com o Fluminense nesta sequência. No entanto, por pouco não ficou fora da reta final. Afinal, Bruno Henrique foi acusado de participar de um esquema de manipulação de apostas com próprio irmão após receber cartão amarelo contra o Santos, em 2023. Porém, foi absolvido.
Desde então, o atacante deslanchou e, livre das preocupações extracampo, voltou à boa fase no Flamengo. Nos quatro jogos após o julgamento, marcou em três. A boa temporada do camisa 27 é visível. Depois de dois anos abaixo dos dez gols, Bruno Henrique anotou 15 tentos em 56 jogos, sendo 34 como titular, e já vive sua melhor fase desde 2021, quando marcou 20 vezes.
Além disso, tornou-se um “trunfo” no esquema tático de Filipe Luís. Antes utilizado como ponta, Bruno Henrique passou a desempenhar o papel de centroavante em diversas partidas. Com a suspensão de Gonzalo Plata e a provável ausência de Pedro na final da Libertadores por causa de lesão, há possibilidade de que seja o escolhido para assumir a posição de “9” na decisão contra o Palmeiras.
Contratado em 2019, Bruno Henrique tem vínculo com o Flamengo até o fim de 2026. O atacante, de 34 anos, pode repetir o ano mágico de 2019 conquistando mais uma vez os títulos do Brasileirão e da Libertadores. Ao todo, soma 110 gols e 58 assistências em 336 jogos pelo Rubro-Negro. Ao lado de Arrascaeta, ele é o jogador mais vitorioso da história do clube.

