3 de novembro de 2025
Campos dos GoytacazesDESTAQUEMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Campos: Saúde alerta para gravidade do AVC e a necessidade de pronto atendimento

De janeiro a outubro, o município registrou 51 mortes por AVC, o que representa 75% dos óbitos do ano de 2024 por AVC

Saber identificar os sinais e sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame, tem impactos significativos na redução da incidência de óbitos e sequelas graves decorrentes da doença. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das novas atualizações do Ministério da Saúde, está alertando a população sobre a gravidade da doença e a necessidade de pronto atendimento, já que cada minuto conta para aumentar as chances de recuperação completa do paciente.

Entre os principais sintomas estão confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente; alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar; fraqueza ou formigamento em um lado do corpo (rosto, braço ou perna).

“Ao identificar esses sintomas a pessoa deve procurar a unidade de saúde de emergência, ou seja, uma UPH ou Pronto-Socorro. Não fique em casa. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa”, orienta a coordenadora na Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (VIGIDANT/CAMPOS), Rossana Espinoza.

De janeiro a outubro, o município registrou 51 mortes por AVC, o que representa 75% dos óbitos do ano de 2024, quando foram registrados 68. “A causa base é a hipertensão e a diabetes; 80% dos diabéticos podem vir a desenvolver ao longo dos anos hipertensão. E, 20% dos hipertensos podem vir a desenvolver diabetes se houver também fatores hereditários e fatores de risco. O grupo de pessoas que têm essas duas doenças crônicas (hipertensão e diabetes), seria uma comorbidade, podem apresentar um alto risco para AVC, se não estiverem com a sua pressão arterial e glicemia estabilizadas e sem a boa prática de hábitos de vida”, explicou Rossana.

Com o objetivo de identificar e tratar os pacientes hipertensos e diabéticos, a VIGIDANT, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, juntamente com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (APS), Programa Hiperdia e o Projeto SOS Coração, estão preparando uma capacitação para médicos e enfermeiros que atuam na Estratégia e Saúde da Família. A previsão é de que a capacitação ocorra no mês de dezembro.

O Acidente Vascular Cerebral acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:

AVC hemorrágico — Ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Essa hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge.

AVC isquêmico — Ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).

Os AVCs são preveníveis por estarem associados a comportamentos modificáveis que se baseiam na adoção de medidas, como: controle da pressão arterial, do diabetes e dos níveis de colesterol; cessação do hábito de fumar e ou de ingerir bebidas alcoólicas; prática de exercícios físicos; alimentação balanceada e saudável; cuidado com o estresse e a depressão; controle do acúmulo de gordura abdominal (obesidade).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *