Campos recebe visita da referência regional do Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nessa terça-feira (27), a visita de Carla Miyuki, referência regionalizada do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos e o Programa Mais Médicos Especialistas. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e fortalecer a parceria institucional.
A agenda incluiu reunião técnica na sede da Secretaria e visita a Unidades Básicas de Saúde (UBS), permitindo que a representante do Ministério da Saúde conhecesse de perto a organização do trabalho das equipes e o funcionamento da rede municipal no território.
Durante o encontro, a subsecretária de Atenção Primária, Ana Carolina Xavier, destacou a importância do momento para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido nas unidades básicas de saúde. “Hoje nos reunimos com a referência regionalizada do Programa Mais Médicos pelo Brasil em um momento muito importante de troca e alinhamento dos nossos processos de trabalho. Tivemos a oportunidade de apresentar algumas unidades e mostrar como o cuidado acontece no território, com o médico atuando de forma integrada com enfermeiros, agentes comunitários de saúde e todos os outros profissionais da equipe”, explicou.
A subsecretária também ressaltou o papel estratégico do programa para o fortalecimento do SUS. “O Programa Mais Médicos pelo Brasil é uma política do Ministério da Saúde que garante o acesso à saúde, reduz desigualdades e qualifica a Atenção Primária, especialmente nos territórios que mais precisam. A gente entende que o trabalho qualificado na saúde pública só é possível com a parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo o SUS na prática, no dia a dia das unidades, no cuidado direto com a nossa população”, completou.
Já o subsecretário geral de Saúde, Marcos Gonçalves, enfatizou a importância da articulação também no âmbito da atenção especializada. “Quero agradecer a presença da equipe do Ministério da Saúde e enaltecer a importância dos programas para o nosso município. Além de fortalecer a Atenção Primária, o Mais Médicos Especialistas é fundamental para dar mais celeridade às filas de procedimentos eletivos e ampliar o acesso da nossa população às consultas especializadas”, afirmou.

