Campos: Mesa redonda “Acolher é Prevenir” encerra programação do Setembro Amarelo
Evento será realizado nesta terça-feira, 30 de setembro, às 14h, no auditório da Prefeitura
Para fechar o Setembro Amarelo, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital, por meio da Gerência de Educação Corporativa, realiza na próxima terça-feira, 30 de setembro, às 14h, no auditório da Prefeitura, o evento “Acolher é Prevenir”.
A iniciativa integra a campanha Setembro Amarelo, que convida à reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental e da prevenção do suicídio. Mais do que uma data simbólica, trata-se de um chamado à ação coletiva: prevenir é salvar vidas.
Segundo a gerente de Educação Corporativa, psicóloga Jamile Cristine, o encontro tem como foco ampliar a consciência e a discussão sobre o tema. “Nosso objetivo é fortalecer especialmente as equipes que atuam diretamente na base”, destacou.
Ela acrescenta que a escolha dos especialistas que compõem a Rede Municipal foi estratégica. “Isso garante um debate mais próximo da realidade local e permite uma visão integral sobre a saúde mental, conectando corpo, mente e contexto social”, afirmou.
A mesa redonda “Acolher é Prevenir: olhares interdisciplinares sobre prevenção do suicídio” também vão abordar a questão “Como acolher no dia a dia?”. Entre os temas estão: acolhimento e escuta qualificada no sofrimento psíquico, com a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental, Jhayana Lins; sinais de alerta, diagnóstico e rede de cuidado, com a médica psiquiatra Dra. Mayara Barcelos; corpo em movimento e estratégias de manejo do estresse e da ansiedade, com o fisioterapeuta Ettes Martins; e os impactos das vulnerabilidades sociais e a importância das políticas públicas, com a assistente social Thamiris Pereira.
Para participar, é necessário se inscrever no link a seguir: Mesa Redonda: “Prevenir é acolher” .Será um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento coletivo em torno da saúde mental.