17 de outubro de 2025
Campos dos GoytacazesMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Campos: Hospital São José atendeu cerca de 22 mil crianças durante o inverno

Com o fim da estação mais fria do ano, o Hospital São José registrou 22.746 atendimentos pediátricos entre os meses de junho e setembro. As infecções respiratórias foram as principais responsáveis pelo aumento da procura na Emergência Pediátrica. Com a chegada da primavera, é importante manter os cuidados com a saúde dos pequenos.
De acordo com o setor de Emergência Pediátrica, o pico de atendimentos ocorreu em junho e julho, auge do inverno em Campos. Foram 9.978 atendimentos em junho e 8.289 em julho. Em comparação, no mês de maio, foram 2.792 registros, um aumento superior a 300% no volume de atendimentos infantis.
A médica Cleita Vicente, coordenadora da Emergência Pediátrica, explicou que o frio favorece a disseminação de vírus respiratórios, já que as pessoas tendem a permanecer em locais fechados. Ela destacou que alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir doenças.
“Se a criança estiver doentinha, o ideal é não a mandar para a escola. Lavar as mãos com frequência e fazer a lavagem nasal também são medidas importantes, pois as narinas são uma das principais portas de entrada para os vírus”, orientou Cleita.
A pediatra alertou ainda que a primavera, por ser uma estação mais seca e com maior concentração de pólen, pode provocar crises alérgicas em crianças predispostas.
O superintendente do Hospital São José, Dante Pinto Lucas, ressaltou que a unidade é referência no atendimento a doenças respiratórias infantis.
“Temos uma estrutura adequada e uma equipe altamente preparada para atender nossas crianças. A proximidade do hospital com as residências é um grande benefício, pois as mães conseguem atendimento rápido e podem retornar logo para casa com seus filhos”, destacou Dante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *