Campos: FMS mantém atendimento de urgência e emergência durante feriado de Santo Amaro
Unidades seguem com funcionamento normal para garantir assistência à população durante o ferido e o ponto facultativo
As unidades de saúde de urgência e emergência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estarão em funcionamento normal durante o feriado de Santo Amaro, celebrado nesta quinta-feira (15), e também no ponto facultativo da sexta-feira (16). Considerando o grande fluxo de fiéis e visitantes esperado para as celebrações em homenagem ao padroeiro da Baixada Campista, os hospitais Ferreira Machado (HFM), Geral de Guarus (HGG) e São José (HSJ) manterão atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, para casos de urgência e emergência, assegurando suporte à população durante todo o feriado.
As Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Ururaí, Travessão, Saldanha Marinho e Farol de São Tomé também funcionarão normalmente, assim como a Clínica da Criança, voltada ao atendimento de crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias. Durante o feriado e o ponto facultativo, os setores administrativos da FMS permanecerão fechados, mas todos os serviços essenciais seguirão operando. Os atendimentos continuarão sendo realizados conforme o Protocolo de Classificação de Risco, que prioriza os casos mais graves.
Referência para o atendimento emergencial na Baixada Campista, o Hospital São José estará preparado para absorver a demanda extra que pode ser gerada pelas festividades de Santo Amaro. A unidade manterá abertas as emergências clínica e pediátrica, com equipes completas para atendimento imediato de possíveis feridos.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges, toda a rede foi organizada para garantir segurança e resposta rápida à população. “Mesmo com o feriado de Santo Amaro e o ponto facultativo na sexta-feira, nossas unidades seguem funcionando normalmente. O São José, que é referência na Baixada Campista, está totalmente preparado, com equipes e estrutura adequadas para receber qualquer demanda que possa surgir durante esse período”, afirmou.
Funcionamento Hemocentro
O Hemocentro Regional de Campos (HRC), anexo ao Hospital Ferreira Machado, também funcionará normalmente durante todos os dias das 7 até às 18h. Responsável por abastecer 25 unidades hospitalares da região, o HRC reforça a importância da doação de sangue, especialmente em feriados, quando o número de doadores costuma diminuir.
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, e todos os doadores precisam apresentar documento oficial com foto.

