Campos é incluída no Programa Empregos Azuis e oferecerá qualificação Offshore
A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) lançou nesta sexta-feira (14) um novo programa voltado para a qualificação profissional e ampliação de oportunidades no setor marítimo. Como parte dessa iniciativa, Campos dos Goytacazes foi incluída no Programa Empregos Azuis, garantindo 2.000 vagas para cursos de especialização Offshore. O termo de adesão foi assinado pelo Subsecretário de Qualificação, Tarcísio Viana, da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, em parceria com a SEENEMAR, fortalecendo a capacitação da mão de obra local para atender à crescente demanda da indústria marítima e de óleo e gás.
O subsecretário de Qualificação, Tarcísio Viana, celebrou a adesão ao programa: “Hoje tive a felicidade de assinar o termo que incluirá Campos no Programa Empregos Azuis. Essa iniciativa representa um grande avanço para a capacitação da nossa população, abrindo portas para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e repleto de oportunidades no setor offshore”, afirmou.
A capacitação abrangerá cursos como Segurança em Montagem de Andaime, Caldeireiro, Arrais Amador, Mestre Amador, Movimentação de Carga, Taifeiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Pintura Industrial e Corrosão, Soldador, Mecânico de Motor a Diesel, Eletricista de Embarcação, Segurança de Plataforma, Combate a Incêndio e Operador de Guindaste, entre outros. Além do treinamento prático, os participantes receberão certificação, garantindo maior competitividade no mercado de trabalho.
.
Atualmente, Campos possui mais de 120 vagas abertas no setor offshore, muitas delas exigindo certificações que serão contempladas pelo programa. Com essa iniciativa da SEENEMAR, em parceria com o município, a qualificação da mão de obra local será ampliada, abrindo novas portas para os trabalhadores da região no setor marítimo e de óleo e gás.
Inicialmente, o programa oferecerá 11 cursos de especialização em áreas como soldagem, combate a incêndio, operação de guindaste, arrais amador, taifeiro, entre outros, estarão disponíveis. A expectativa é de que o programa transforme a economia do mar no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é formar cerca de 2 mil trabalhadores em um ano, com o apoio de empresas, prefeituras e instituições como KPS, Abraco, Senai, INAA. Entre os municípios, estão Campos, Macaé, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Angra dos Reis e São Gonçalo. “O setor marítimo movimenta bilhões e, com a qualificação certa, a mão de obra fluminense estará ainda mais preparada para contribuir com esse crescimento”, destaca o secretário estadual Cássio Coelho.