27 de outubro de 2025
Campos dos GoytacazesDESTAQUEMunicípiosNorte FluminenseNotícias

Campos: Capacitação integra profissionais do Grupo de Resgate Voluntário e Samu

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para o atendimento pré-hospitalar, resgate, além de protocolos para ocorrências com múltiplas vítimas

Um domingo dedicado à atualização profissional e ao fortalecimento do sistema de emergência de Campos. Assim foi a capacitação promovida neste domingo (26) pelo Grupo de Resgate Voluntário (GRV) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O treinamento começou pela manhã e se estendeu até às 16h, reunindo cerca de 70 trabalhadores das duas instituições. A programação contou com café da manhã, pausa para o almoço e diversas atividades práticas e teóricas. A capacitação também contou com a presença da diretora de Gestão das UPHs, Bruna Vassimon.

Durante a capacitação, foram abordados temas fundamentais para o atendimento pré-hospitalar (APH), como mobilização em traumas, paradas cardiorrespiratórias (PCR), partos com orientações sobre o corte do cordão umbilical em situações sem médico presente na ambulância, infarto agudo do miocárdio (IAM), acidentes com animais peçonhentos, fraturas expostas, acidentes vasculares encefálicos (AVE) e diferenciação de sondas.
As atividades também incluíram demonstrações de atendimento e procedimentos de resgate, como embarque e desembarque de ambulância com segurança ao paciente, uso correto do colar cervical, transporte com lona, segurança de cena com cones, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), resgate veicular, resgate em espaço restrito e estrutura colapsada, além de protocolos para ocorrências com múltiplas vítimas.
Para o presidente do GRV, Emílio Martins, a capacitação representa uma importante troca de conhecimento entre as equipes. “Essa parceria é fundamental, porque o GRV já é integrado ao sistema de saúde do município. A gente atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros e com o SAMU, e esse tipo de capacitação é uma oportunidade de troca de experiências. O GRV tem uma vivência maior nas ocorrências de rua, enquanto o SAMU tem uma atuação mais clínica, dentro das residências. Essa soma de experiências fortalece o sistema de emergência e saúde de Campos”, frisou.
De acordo com a coordenadora de enfermagem do SAMU, Maiara Araújo, a capacitação foi direcionada principalmente à equipe de enfermagem e condutores, mas novas etapas estão sendo planejadas. “O foco foi o treinamento da equipe de enfermagem e condutores, mas futuramente também faremos capacitações com a equipe médica. Nosso trabalho exige atualização constante, porque surgem novas leis, protocolos e técnicas. Lidamos diretamente com a população e precisamos estar sempre preparados para oferecer o melhor atendimento possível”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *