Campanha de conscientização sobre HIV e Aids mobiliza Rio das Ostras em dezembro
Programação inclui atividades nas unidades de saúde, testagem rápida de ISTs e eventos de orientação e sensibilização
As ações da Secretaria de Saúde têm o objetivo de ampliar a visibilidade e o debate sobre o HIV, além de orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento oportuno e da manutenção dos cuidados para quem vive com o vírus.
A mobilização também contribui para a meta da Secretaria de Saúde de identificar precocemente casos de pessoas infectadas e encaminhá-las ao tratamento adequado, dentro do Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais.
Durante todo este mês, a Prefeitura vai promover, nas unidades de saúde, campanha de conscientização e prevenção, com distribuição de insumos e testagem rápida para diagnóstico. Também haverá atividades para sensibilização das equipes de saúde para aconselhamento, solicitação e realização dos testes.
MOBILIZAÇÃO NA PRAÇA – No próximo dia 10, a equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais vai estar na Praça José Pereira Câmara, das 9h às 17h, conversando e orientando a população sobre HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, distribuindo insumos de prevenção e realizando testes rápidos. O evento é promovido em parceria com o Conselho Gestor do SAE, com a Pastoral AIDS e a ONG AVISA.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE – Em Rio das Ostras, o Dezembro Vermelho também visa promover a sensibilização e atualização de quem cuida. Com esse foco, o Município realiza, no dia 17, das 13h às 17h, o Seminário “Prevenir, diagnosticar, tratar e acolher: fortalecendo a linha de cuidado do HIV”, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, voltado para os profissionais da Rede Municipal de Saúde.
HISTÓRIA – Em 2025, o Brasil celebra, oficialmente, 40 anos de enfrentamento ao HIV e à Aids. A Portaria n.º 236, de 2 de maio de 1985, foi um marco importante do Ministério da Saúde, estabelecendo as diretrizes para o programa de controle da Aids no território nacional. Com programação variada em todo o País, a Campanha reconhece os avanços das políticas de saúde, mas convida à reflexão sobre os desafios que ainda existem na resposta ao HIV e à Aids no Brasil.
