22 de outubro de 2025
Baixada FluminenseMesquitaMunicípiosNotícias

Câmeras do CCO colaboram para apreensões em casos de furto de fios

 

Monitoramento remoto permitiu a identificação de duas ocorrências do tipo nas últimas semanas em Mesquita

 

Desde a fase de implementação até agora, o Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO) tem sido fundamental na prevenção de delitos na cidade. Nas últimas semanas, o videomonitoramento pelas câmeras de segurança foi peça-chave para a apreensão de suspeitos em casos de furto de fios. No dia 14, terça-feira, por exemplo, os agentes plantonistas identificaram a ação de dois indivíduos na fiação elétrica de imóveis no Centro de Mesquita. A equipe operacional foi acionada imediatamente e conseguiu interceptar os envolvidos, que foram conduzidos à 53ª DP (Delegacia de Polícia).

 

Caso semelhante ocorreu na noite da última sexta-feira, dia 17 de outubro, quando dois homens tentaram furtar os fios do medidor de energia elétrica (relógio de luz) de um estabelecimento nas proximidades da Prefeitura de Mesquita. Também descoberta pelas câmeras, a ocorrência foi encaminhada à Sala de Operações da Guarda Municipal, que acionou os agentes em campo para realizar a abordagem. Os indivíduos foram encontrados com alicates e fios. O Grupamento Tático Ambiental (GTAM) também ofereceu apoio com o isolamento do perímetro e a varredura da área até a chegada da perícia. Um dos flagrantes foi levado à 53ª DP e, posteriormente, à 54ª DP, em Belford Roxo, para os devidos trâmites legais.

 

“O CCO tem sido muito importante para a coordenação de ações rápidas e eficientes. Porque o agente que está no prédio reconhece a demanda e já entra em contato com as equipes correspondentes através dos equipamentos de comunicação. Essa intermediação é extremamente essencial para a tomada de decisões. Além disso, a implementação do RAS, o Regime Adicional de Serviço, tem permitido que a gente desenvolva novos projetos e amplie o efetivo nas ruas nos locais mais sensíveis e nos horários de maior movimentação. É uma forma de aumentar a sensação de proteção em Mesquita”, pontua Renata Paranhos, subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do CCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *