Câmara do Rio celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão
A Câmara do Rio recebeu nesta terça-feira (17/06) a visita do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, em comemoração aos 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países – 2025 marca o Ano do Intercâmbio da Amizade entre Brasil e Japão. O diplomata foi recebido pelo presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), e pelo vereador Pedro Duarte (Novo). Ao anoitecer, a fachada do Parlamento carioca foi iluminada de vermelho, em homenagem ao País do Sol Nascente.
“O Japão é uma potência mundial e essa conexão é muito importante não só para o Brasil, mas também para a nossa cidade. Essa interação é enriquecedora e passa por diversos aspectos, como o econômico e o cultural. É uma honra poder receber o cônsul-geral do Japão no Rio na nossa casa”, afirmou Caiado.
Manabe falou da importância de celebrar os 130 anos de amizade entre os países e a proximidade com a Cidade Maravilhosa: “O Rio tem um consulado geral do Japão e é cidade-irmã de Kobe. Além disso, em 18 de junho se comemora o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, então esse encontro de hoje é simbolicamente muito importante”, disse.
O Brasil tem a maior comunidade nipônica fora do Japão, com cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes. “Muitos deles residem no Rio. Temos uma associação tradicional, no Cosme Velho, chamada Nikkei, e recebemos muito da influência japonesa, exemplificada pelas artes marciais, os desenhos e a culinária. Muitos desses traços estão presentes na nossa cultura”, comentou o vereador Pedro Duarte.
Em novembro de 1895, foi assinado, em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil. Anos depois, em 18 de junho de 1908, dia lembrado pelo cônsul-geral, o navio Kasato-Maru partiu de Kobe e atracou no Porto de Santos com 781 imigrantes japoneses, que se estabeleceram e passaram a trabalhar nas lavouras de café em São Paulo. A data acabou marcada como o Dia da Imigração Japonesa.