Câmara de Duque de Caxias promove importantes discussões para o município em mais uma Sessão Plenária
Lei Maria da Penha
Lembrando os 17 anos da Lei Maria da Penha, celebrado no dia 07/08, a vereadora Delza de Oliveira (Patriota) falou sobre os avanços e os desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia. “Não é só bater, a violência contra a mulher também é psicológica, sexual, patrimonial e moral”, salientou ela.
A vereadora citou a sua rotina, assim como das demais edis desta legislatura e disse que o ideal é uma Câmara paritária e, para isso, é preciso mais mulheres na política. “Meu sonho é que todas as mulheres sejam independentes”, disse Delza, alertando a elas para que encontrem o seu potencial.
Autista
Defensor da causa autista, o vereador Michel Vila Nova (PSDB) compartilhou uma proposta que reflete o seu compromisso com a inclusão das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Trago a indicação para oficialização do Selo Amigo do Autista visando reconhecer e valorizar as instituições de ensino que se destacam por suas ações voltadas à inclusão social”, explicou ele, apontando a necessidade de inspirar mudanças comportamentais na sociedade e dar apoio às famílias.
Ações do Detran no município
A situação dos reboques e o prejuízo aos motoristas voltaram ao plenário com o Alex da Juliana do Táxi (MDB). “Até hoje, não vi o Detran entrar em nossa cidade com campanhas educativas, que estão previstas em lei. Cadê a força-tarefa do Detran para entrar na Baixada Fluminense e fazer valer os direitos do cidadão de ter campanhas educativas e preventivas?”
Alex da Juliana do Táxi ainda fez um questionamento da falta de ações do Detran em relação ao número de blitze, de veículos rebocados no município e da negligência com o transporte público.
Alteração de nome de avenida
O vereador Alex Freitas comentou o seu Projeto de Lei nº 159/2022, que passa denominar “Avenida Vereador Abdul Nasser Haikal”, a atual Avenida Presidente Roosevelt, no bairro Saracuruna, 2º Distrito. O mesmo foi aprovado em primeiro e segundo turnos de discussão e votação.
“Abdul é o autor da lei que colocou a prefeitura no 2º Distrito. Ele foi um dos vereadores mais atuantes da história desta Casa. Há anos, os governos só olhavam para o 1º Distrito, e os demais para se desenvolverem era muito complicado”, explicou Alex. “Temos que reverenciar as pessoas que fizeram por esta cidade”.
O vereador Nivan Almeida também se manifestou. “Foi um vereador que não só levou a sede da Prefeitura para o 2º Distrito, como contribuiu com inúmeras participações na Lei Orgânica”.
Alex Freitas ainda ressaltou a necessidade das isenções das taxas de religação de água e luz, dos avanços do Centro de Tratamento da Anemia Falciforme e sobre o mutirão do INSS realizado no sábado (5), no município, para reduzir o tempo de espera por atendimentos, agradecendo o deputado federal Marcos Tavares (PDT) pelo empenho de levar o INSS até a população.
Creche em Parada Angélica
O vereador Nivan Almeida contestou uma reportagem feita no bairro Parada Angélica a respeito da construção de creches no 3º Distrito. “A região ganhou, neste governo, três lindas creches e a gente sabe a necessidade de outras. Acho que a Globo deveria ir com propostas. A gente tem lutado bastante para minimizar as demandas”.
De acordo com o vereador, os trabalhos são intensos e a creche de Getúlio Cabral já está em vista. “Esta Casa não está omissa a nenhuma demanda da cidade”, afirmou Nivan.
Revitalização na Linha Vermelha
O Junior Reis (MDB) usou a tribuna para falar sobre o início das obras de revitalização da Linha Vermelha, nesta quarta-feira (9), no trecho entre a Ilha do Governador e a Rodovia Presidente Dutra, pelo Governo do Estado,
“A Linha Vermelha é o acesso mais importante da Baixada Fluminense hoje”, destacou Junior Reis, ressaltando a atuação do secretário de Estado de Transporte e ex-prefeito, Washington Reis. “Uma das suas primeiras ações foi pedir ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, que devolvesse a Linha Vermelha para o Estado”.
A obra, conforme, o vereador explicou, irá compreender o recapeamento asfáltico, instalação de postes com luminárias de LED, câmeras de videomonitoramento, além de outros reparos.