Calor extremo lota praias de Niterói e do Rio às vésperas do Réveillon
Com calor extremo às vésperas do Réveillon, as praias de Niterói, na Região Metropolitana, e da cidade do Rio, ficaram lotadas neste sábado (27). Ao DIA, banhistas e comerciantes falaram como aproveitar e também sobre os cuidados em meio às altas temperaturas.
Na Praia de Icaraí, em Niterói, mãe e filha, Norma Sueli, 50 anos, e Suellen Miranda, 22, moradoras do bairro do Cubango, tentavam se refrescar.
“Eu não gosto de calor, prefiro frio, mas em casa não dá pra ficar. Estamos esperando mais gente da família. Aqui eu gosto de ficar na sombra, mas elas (as filhas) gostam de ficar no sol. Daqui a pouco eu até vou para o sol um pouco também, mas eu uso bastante protetor solar, bebo bastante água e suco”, relatou Norma.
Ainda em Icaraí, um grupo de mulheres aposentadas aproveitava o sol na parte da manhã. “A gente tem a praia perto então aproveitamos para nos refrescar e ficar aqui, porque fora da praia não dá pra ficar. Só muita água, protetor solar e bronzeador, porque tem que ter uma corzinha. Chegamos aqui umas 9h30, a gente fica até umas 11h30/12h mais ou menos”, contou a servidora aposentada federal Dionethe Farah, de 72 anos.
Completando a amiga, a moradora do bairro há cerca de 1 ano, Simone Furtado, natural do Rio Grande Sul, acrescentou amar o calor do Rio de Janeiro. “Eu não saio nunca mais daqui, não volto para o Sul nem que me paguem”, frisou.
Outra integrante do grupo, Lisis Brasil Guimarães, de 70 anos, explicou que elas se reúnem na praia há cerca de cinco anos.
“A gente começou assim, vinha uma, vinha duas e começamos a conversar, nós ficávamos sozinhas e de repente uma foi chamando a outra. No final das contas, nós criamos um grupo chamado ‘Amigas da praia e da vida’. Fazemos eventos juntas, fazemos várias coisas juntas. Tem dia que tem umas 17 mulheres aqui”, narrou.
Publicidade
Curtindo a sombra e água fresca, o contador Gustavo Rodrigues, 47 anos, revelou que durante a semana tem sido difícil lidar com o calor e que por isso desfruta o sábado na praia.
“Tem que ter muito filtro solar, beber muita água, bastante líquido e não está fácil mesmo. Fim de semana aproveito para vir para cá, pegar um ventinho. Esse calor muito forte eu não gosto não, eu trabalho em casa e nesse período minha conta de luz vai lá para cima porque eu fico com o ar condicionado ligado”, disse.
Também em Niterói, em Boa Viagem, o aposentado André Maciel, 59 anos, morador da Alameda, na Zona Norte da cidade, levou as netas para curtir o dia ensolarado.
“A gente não tá acostumado mais com esse problema atmosférico, antigamente a gente tinha uma temperatura quente, mas não tão quente como hoje. Nos dias de semana fica mais difícil, nessa época do verão fica pior ainda, mas elas (as netas) gostam. A praia é limpinha, é um âmbito familiar, é ótimo”, contou.
Moradora de São Gonçalo, a corretora de imóveis Carolina Freixo reuniu toda a família na praia neste sábado.
“Eu adoro, prefiro do que o frio. A gente costuma sempre vir pra cá, porque fica muito tranquilo, pra gente que tem criança é bem melhor. Hoje a gente só não vai ficar o dia todo porque o sol tá de matar. Viemos cedinho pra ir embora lá pela hora do almoço”, explicou.
Carolina ainda revelou os cuidados que tem devido às altas temperaturas. “A gente tem bastante água aqui, fruta de montão. E aqui como não tem esse serviço de quiosque, a gente traz biscoito, sanduíche, bastante fruta e água principalmente”, frisou.
No mesmo local, duas amigas se preparavam para garantir a marquinha do verão. “Eu adoro, amo o verão. Aqui é uma praia boa, todo mundo é amigo. Todo mundo chega, todo mundo cumprimenta. Vim garantir a marquinha pra ficar bonitinha para o ano de 2026”, disse Eliana da Costa Ferreira, 58 anos.
Ainda em Boa Viagem, o termômetro da orla chegou a bater 30ºC por volta das 11h.
Lazer para uns, trabalho para o outros
Com uma barraquinha na areia da praia de Icaraí há 40 anos, o comerciante Dorval Dias explicou que a época do verão é a melhor para vendas.
“Agora até o carnaval fica bom, que continue esse calor assim. Eu sei que muita gente não gosta, mas realmente é uma beleza pra mim. Mas assim, quando eu chego em casa, eu já chego jantando e dormindo, de tão cansado. Mas no outro dia eu já acordo com toda essa disposição. Eu comecei aqui em 1986 e estou aqui até hoje, graças a Deus. Agora, isso aqui é muito bom, isso aqui eu acho que dá uma vida pra gente, eu tenho 70 anos e muita gente nem acredita”, narrou.
Apesar dos pontos positivos, Dorval frisa que também é muito cansativo. “Muitos novos de hoje não aguentam não. É um serviço que você tem que ter disposição, tem que se alimentar bem, descansar bem. Se não dormir, você não aguenta não, tem que descansar legal, mas é uma beleza, tem que aproveitar as vendas”, explicou.
Outro barraqueiro, Antônio Marco Pereira da Silva, não quis revelar a idade, mas contou que trabalha na praia há 56 anos.
“Eu trabalho aqui há 56 anos e eu adoro esse tempo, sou apaixonado, as vendas que não estão dando dinheiro, ainda está fraco. Mas pra me preparar eu bebo 15 litros de água todo dia. Eu começo às 4h30 e vou até as 21h30. Eu chego em casa morto, não dá tempo nem olhar pra cara da namorada que eu não tenho”, afirmou.
Já em Boa Viagem, Luiz Antônio, que atua há 15 anos no mesmo local, contou que as vendas começaram a aumentar.
“As vendas estão bem melhores, estou me sentindo melhor com isso. Nesse calor de 40ºC, eu nem penso, não me preparo muito, só venho, chego aqui umas 7h/8h e fico até 21h. Todo dia estou aqui”, relatou.
As outras praias da cidade, na Região Oceânica, também ficaram lotadas. Pela manhã, motoristas enfrentaram um grande congestionamento no caminho para Camboinhas, Piratininga, Itaipu e Itacoatiara.
No Rio, a Zona Sul também ficou cheia. Desde o Natal, quando a cidade atingiu o nível 3 de calor, cariocas e turistas têm aproveitado os dias quentes até tarde da noite.
Recomendações com o calor
Para os dias quentes, o Centro de Operações Rio indica algumas orientações, como:
– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
– Utilize roupas leves e frescas;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
– Proteja as crianças com chapéu de abas;
– Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.
Previsão do tempo
No domingo (28), o tempo segue sem alterações significativas. A previsão é de céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão elevadas, com máxima de 40ºC e mínima de 21ºC.
Na segunda-feira (29), áreas de instabilidade associadas ao calor vão influenciar o tempo. A nebulosidade estará variada e há previsão de pancadas rápidas e isoladas de chuva a partir do final da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados. A temperatura máxima será de 39ºC e mínima de 20ºC.
Na terça-feira (30), a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva isoladas na tarde e na noite. Os ventos estarão fracos a moderados. A temperatura máxima será de 34ºC e mínima de 20ºC.
Na quarta-feira (31), em função da atuação de áreas de instabilidade em conjunto com a entrada de ventos úmidos, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão fracos a moderados. A temperatura máxima será de 37ºC e mínima de 20ºC.

